Score de crédito classifica os consumidores de acordo com a sua capacidade de pagamento. Conheça o score Consumidor Positivo.

Score de Crédito Consumidor Positivo

Toda relação que uma pessoa tem com pagamentos e a maneira que ela trabalha com o mercado de crédito é chamado de score de crédito, ele se resume ao famoso crédito na praça. 

Durante este artigo, entenda o que é o score de crédito, como é o processo de verificação e como aumentar o seu score. Confira!

O que significa score?

O score de crédito é a relação que toda e qualquer pessoa mantém com seus pagamentos e o mercado de crédito. Ele é considerado uma ferramenta essencial para as empresas para decidir se vão conceder crédito e realizar algum tipo de negócio com esse possível cliente.

Você pode consultar de forma gratuita pelos cidadãos por meio de vários sites: 

  1. No site da Acordo Certo
  2. No site da Consumidor Positivo

Para consultar, basta criar uma conta em qualquer um dos sites.

O que é o novo score Consumidor Positivo?

O Score da Consumidor Positivo é a mais nova plataforma que irá te ajudar a subir sua pontuação score, para que assim você receba ofertas melhores de crédito. 

Aqui você pode conferir sua nota de forma gratuita no nosso site, e consegue ir além: o Score Consumidor Positivo tem a área de “objetivos”, que é o grande diferencial do nosso score.

Os objetivos do score Consumidor Positivo servem para: 

  1. Te ajudar a manter hábitos financeiros
  2. Te mostra os motivos por você ter perdido ou ganhado pontos score
  3. Dá dicas personalizadas do que você pode fazer para melhorar sua pontuação
  4. Te ajuda a acompanhar seu progresso financeiro em relação à sua nota score
  5. Te ajuda a cumprir objetivos financeiros maiores, como ter zero dívidas, manter parcelas em dia, ou ainda ter cartão quitado

Por fim, também explicamos os motivos da sua nota ter subido ou descido em um determinado tempo, facilitando assim seu entendimento e mantendo a transparência da sua pontuação.

Como calcular o score de crédito?

O score de crédito da Consumidor Positivo é calculado através de uma pontuação, baseando-se nos comportamentos financeiros que você tem ao longo dos meses, como: 

  1. Se você tem ou não dívidas negativadas
  2. Se pagou suas contas de cartão de crédito em dia ou não
  3. Se pagou o valor total das suas faturas de cartão
  4. Se outras empresas consultaram seu CPF
  5. Se você pagou todas as parcelas das suas compras parceladas, como financiamentos, empréstimos, consórcios, etc.

Ele é construído a partir da relação da pessoa com o seu dinheiro.

Assim, se você quiser fazer um financiamento, pedir um cartão de crédito para uma instituição financeira, fazer um empréstimo ou conseguir qualquer outra forma de crédito, a empresa com quem você fez esse contato, realizará uma pesquisa com o seu CPF para entender se você é capaz ou não de pagar essa dívida que pretende gerar.

Ou seja, ela quer saber se você consegue honrar seus compromissos financeiros e quanto mais alto for o seu score de crédito, melhor será a sua saúde financeira e mais fácil será para conseguir o seu objetivo.

Para que serve o score de crédito?

Como já foi mencionado, o score de crédito diz se a pessoa tem ou não crédito na praça para conseguir algo do seu desejo, como fazer um financiamento, pedir um cartão de crédito ou aumentar o limite do cartão existente, realizar um empréstimo ou pedir por qualquer outra forma de crédito a uma instituição financeira, de bancos a fintechs.

Ele mostra o perfil financeiro da pessoa e o que existe nele: pagamentos em dia ou em atraso, se já realizou empréstimos e se essa é uma prática corriqueira ou não, se existem pagamentos em atraso e outros financiamentos em registrados no CPF desse indivíduo.

Conheça os níveis do score de crédito

A pessoa pode conhecer seu score de crédito ao fazer um financiamento, abrir crediário em loja, como aquelas de móveis ou eletrodomésticos e ainda ao fazer a consultas em sites como da Acordo Certo, e Consumidor Positivo, de forma gratuita, precisando apenas fazer um cadastro. 

O score é uma pontuação. Ele vai de 0 a 1000 e aqui na CP ele está dividido em cinco categorias. Entenda como ela funciona:

?Score de 0 a 349 pontos é a faixa de score vermelho

Significa que o score é muito baixo e a chance de aprovação em novos créditos é muito baixa.

?De 350 a 549  é a faixa de score laranja

Significa que o score é baixo e a chance de aprovação é baixa também.

?Score de 550 a 699 é a faixa de score amarelo

Significa que o score é médio, ou seja, sua chance de aprovação em créditos é mediana. 

?De 700 a 849 é a faixa de score verde claro

Significa que o score é bom, ou seja, sua chance de aprovação é alta e bem positiva. 

?De 850 a 1.000 é a faixa de score verde escuro

Significa que a sua pontuação score é excelente, ou seja, sua chance de aprovação é a mais alta possível.

Quais fatores levam a um score baixo?

score de crédito leva em conta a vida financeira da pessoa, ou seja, ele não é coisa de momento.

Ele leva em conta todas as ações feitas entre os últimos 12 meses e 5 anos dos hábitos da pessoa com o dinheiro.

Entenda os pontos que podem levar a um score baixo:

1 – Quando o nome está negativado

 Ou seja, por quais motivos a pessoa se tornou inadimplente, desde estar desempregado ou ter feito o mal negócio de emprestar o nome para algum amigo ou parente que não pagou a dívida, por exemplo.

2 – Ter limpado o nome a pouco tempo

O histórico leva algum tempo para atualizar, então se a pessoa acabou de limpar o nome, o score crédito ainda não vai ter mudado.

3 – Não usar crédito no mercado

Se a pessoa não tiver cartão de crédito, conta em banco, usar crediário ou ter contas residenciais em seu nome, vai ser difícil usar crédito, então é necessário ter conta em banco e os outros itens mencionados.

4 – Ter sido vítima de fraude

Ter os documentos roubados e não fazer um boletim de ocorrência sobre a situação, é problema, pois o bandido pode usar seu nome/CPF em benefício próprio e isso prejudica o score de crédito, assim é importante ter esse tipo de informação e entrar em contato com as empresas de proteção ao crédito para informar da possibilidade de fraude.

Precisa acabar com as pendências financeiras? O Feirão Limpa Nome da Acordo Certo é uma forma de negociar dívidas online de forma facilitada e com grandes descontos. Funciona assim: você consulta seu CPF no nosso site e confere quais são as ofertas de negociação disponíveis para você. Aí é só fechar o acordo e começar a quitar para limpar o nome! Aproveite 🙂

Como aumentar meu score?

score de crédito não é fixo. A avaliação acontece no momento em que a pessoa faz algum pedido de crédito. Para ter uma boa pontuação com baixa variação, siga os pontos a seguir:

  1. Tenha contas residenciais em seu nome e pague-as em dia;
  2. Tenha uma conta bancária e a mantenha saudável, não utilize cheque especial;
  3. Pague sempre a fatura do cartão de crédito na sua totalidade ou evitar pagar apenas o mínimo por muito tempo;
  4. Quite as dívidas em atraso;
  5. Tente antecipar o pagamento das parcelas de uma dívida;
  6. Tenha investimentos;
  7. Atualize seu cadastro em órgãos de proteção ao crédito como a Boa Vista ou instituições similares;
  8. Ative seu Cadastro Positivo
  9. Comprove sua renda;
  10. Mantenha-se atento ao seu score para deixá-lo saudável.

Pontuação alta de score é garantia de crédito aprovado?

Afinal, é possível ter cartão de crédito aprovado com score baixo? E basta subir a pontuação para garantir a aprovação? 

Vale lembrar que as instituições financeiras não levam apenas em conta todas as contas pagas em dia para ter o crédito aprovado para alguma operação, apesar desse ponto ser positivo.

Durante a pesquisa do CPF, são levados em conta outros dados, como: 

  1. Renda
  2. Condições de emprego e salário
  3. Idade
  4. Se paga as contas em dia

Assim, como em sua alimentação, é bom manter hábitos financeiros saudáveis e regulares, pois isso fará com que o crédito seja aprovado e quem permanecer assim por mais tempo, têm maior chance de ter o crédito aprovado.

A Consumidor Positivo é uma empresa que busca ajudar pessoas a entenderem sua condição financeira, ter um maior controle do seu dinheiro e realizar as melhores escolhas através de soluções digitais transparentes e seguras.

Com o seu app, é possível ter conhecimento das contas, manter os hábitos financeiros saudáveis para ter score de crédito alto e, assim encontrar o cartão de crédito mais adequado para o seu perfil.

FAQ: Perguntas frequentes

Qual score ideal para conseguir crédito?

Um score ideal para conseguir crédito geralmente está na faixa de 700 a 1000 pontos. Quanto mais alto, maior a chance de aprovação.

Como saber o seu score de crédito?

Você pode consultar seu score de crédito de forma gratuita em sites como Acordo Certo e Consumidor Positivo, criando uma conta.

Esse conteúdo foi útil?