Cadastro Positivo

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo tem tudo para ser um grande aliado do seu CPF.

Ele funciona como um boletim escolar, que registra os pagamentos que você fez no seu histórico de crédito e transforma esse comportamento em nota (ou pontuação). Por isso, permite uma análise mais justa na hora que você pedir crédito, pois sua capacidade de pagamento também vai ser considerada!

QUERO CONSULTAR

Por que o Cadastro Positivo faz a diferença?

  • Ajuda você a ser reconhecido como um bom pagador;
  • Seu histórico de pagamento a seu favor: os credores podem avaliar o que você paga e não apenas as dívidas que você possa ter;
  • Se tiver uma dívida, poderá mostrar ao lojista que foi um imprevisto pequeno diante dos outros pagamentos que você mantém em dia.
  • Você tem mais chances de conseguir crédito, além de juros menores, financiamentos e prazos adequados ao seu perfil.
Cadastro Positivo
Mais

O que tem no Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo guarda informações das contas que você paga, como empréstimos e financiamentos e contas de serviços continuados (como energia, água, telefone etc.)

Quem pode ver minhas informações no Cadastro Positivo?

Você consulta grátis seu score (pontuação de crédito) e suas informações do Cadastro Positivo. Além disso, empresas podem consultar seu score para fazer uma análise de crédito melhor e poder oferecer condições de venda a prazo mais adequadas para o seu perfil.

O que não tem no Cadastro Positivo?

Quando consultam o Cadastro Positivo, as empresas não podem ver:

  • Seu salário (quanto você ganha, quando recebe, etc.);
  • Sua aposentadoria (valor, dia do vencimento, etc.);
  • Seu saldo bancário (quanto você tem na conta, na poupança ou em outros investimentos);
  • Limite de cartões de crédito;
  • Detalhes das despesas do seu cartão de crédito (onde ou o que você comprou).
  • Etc.

Dúvidas Frequentes

Veja as principais perguntas dos consumidores sobre o Cadastro Positivo.

SAIBA MAIS

Regulamentação

O Cadastro Positivo segue uma série de normas. Veja aqui quais são.

SAIBA MAIS

Outras solicitações

Conheça seus direitos e o que você pode fazer como participante do Cadastro Positivo.

SAIBA MAIS

Formulários

Precisa enviar uma solicitação pelos Correios? Baixe aqui o formulário.

SAIBA MAIS

Mitos e verdades do Cadastro Positivo

Eu terei acesso às minhas informações incluídas no Cadastro Positivo.

Mito

Você poderá acessar de forma gratuita suas informações, incluindo a pontuação de crédito (score) e o histórico de pagamentos existente no banco de dados. Se precisar, também poderá solicitar a correção de informações que estão erradas nesse banco de dados, além de cancelar ou reabrir seu cadastro.

Todos podem acessar minhas informações do Cadastro Positivo.

Mito

O mercado pode acessar somente a pontuação de crédito (score), que será usada para avaliação de crédito ou de transações comerciais e empresariais. O seu histórico detalhado só será disponibilizado se você autorizar.

O Cadastro Positivo quebra o sigilo bancário e invade a privacidade dos dados.

Mito

O Cadastro Positivo não afeta o sigilo bancário, muito menos invade sua privacidade. Só fazem parte do Cadastro Positivo as informações do seu comportamento de pagamento, como: datas de vencimento e de pagamento de faturas ou parcelas e os valores, além dos serviços continuados (luz, água, telefonia fixa e móvel pós-paga etc.). Informações como saldo em conta corrente, extrato bancário, dados de poupança ou investimentos e detalhes de compras feitas com cartões de crédito NÃO fazem parte do Cadastro Positivo, porque estão protegidas pela Lei do Sigilo Bancário.

Renda e benefícios como aposentadoria farão parte do Cadastro Positivo.

Mito

Informações de salário ou aposentadoria, saldo em conta corrente, investimentos, pagamentos à vista e mesmo limite de crédito NÃO fazem parte do Cadastro Positivo. Esse tipo de informação nem chega aos gestores de banco de dados (como a Boa Vista).

O Cadastro Positivo levará a uma situação discriminatória.

Mito

Pessoas negativadas não serão prejudicadas, pois ao participarem do Cadastro Positivo, elas poderão mostrar que pagam diversas contas em dia e que têm total capacidade de retomar o controle das suas finanças e, com este comportamento, começar a construir um histórico de pagamento que será muito benéfico.

As taxas de juros poderão diminuir com o Cadastro Positivo.

Mito

Nos países onde o Cadastro Positivo foi introduzido, os juros e a inadimplência diminuíram e a facilidade na obtenção de crédito aumentou. Os juros recuam porque com maior quantidade de informações sobre o consumidor, o risco nas operações de crédito reduz e as empresas têm mais condições de oferecer taxas e parcelas adequadas ao perfil de cada consumidor.

Sou obrigado a continuar no Cadastro Positivo?

Mito

Não. Você pode cancelar e reabrir o seu Cadastro Positivo sempre que quiser. Na seção Outras Solicitações nesta mesma página você acessa o passo a passo de como efetuar o descadastramento e o novo cadastro. Mesmo assim, recomendamos que você mantenha seu Cadastro Positivo ativo! Lembre-se: com o Cadastro Positivo você tem mais chances de ter crédito no mercado, além de juros menores, financiamentos e prazos adequados ao seu perfil.

O Cadastro Positivo pode aumentar meu score?

Mito

Sim. O Cadastro Positivo pode ajudar e, para garantir que seu score melhore ao longo do tempo, é importante que você:

  • Pague suas contas em dia e se possível antes da data de vencimento
  • Mantenha suas informações cadastrais atualizadas
  • Evite pagar o valor mínimo dos cartões de crédito (pague o total sempre que puder)
  • Diminua sua busca por crédito no mercado (seus pedidos de cartão ou de aumento de limite, financiamentos e cotações, etc.)