Será que você está superendividado? Faça o nosso teste e descubra

Você sabe se está superendividado? Numa Boa, vamos te ajudar a ter uma ideia se está passando por esta situação e do que você pode fazer para sair dela.

Definição de superendividamento

O superendividado é aquela pessoa que não tem mais renda suficiente para pagar suas dívidas atuais e futuras. Essa situação acontece quando as dívidas não pagas começam se acumular, até se tornarem uma grande bola de neve.

Existem dois tipos de situações que podem levar você ao superendividamento: a passiva e a ativa.

A passiva é quando ocorre um imprevisto, como a perda de emprego, diminuição da renda, doença, morte em família, acidente, etc. Já a ativa é quando a gente compra sem controle, gasta mais do que ganha, não quita o total da fatura do cartão de crédito e outras situações.

Bora fazer nosso teste para ter uma ideia se você está superendividado ou não?

Como sair do superendividamento

Se você quer sair da situação de superendividado e viver dias mais tranquilos, não precisa arrancar os cabelos, pois o primeiro passo é simples: comece a colocar numa planilha todos os rendimentos e despesas e veja o que pode ser cortado para poder arcar com os valores que não estão sendo pagos hoje.

Depois, procure os seus credores para renegociar as suas dívidas. Uma dica é obter um empréstimo a juros baixos (consignado) e pagar tudo de uma vez (se for possível). Pagando à vista é mais provável que você consiga descontos nos valores em aberto.


+ Confira a entrevista do Superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista, Pablo Nemirovsky, sobre esse assunto!

Assim, você fica com só uma dívida – a do empréstimo – e não se perde em um mar de carnês, boletos, faturas de cartão de crédito, etc.

Se a opção for renegociar cada dívida, para conseguir cumprir os acordos com os credores é importante ter na ponta do lápis todas as datas dos pagamentos e os valores, para não deixar para trás alguma dívida renegociada.

Marque estas datas num calendário, na sua agenda pessoal ou crie alertas no seu celular para te avisar sobre a data do pagamento.

E fique esperto, porque depois de fazer o acordo com o credor, não cumprir a data de pagamento cancela tudo o que foi combinado.

Apoio na renegociação de dívidas

No site Consumidor Positivo, da Boa Vista, dá para você consultar seu CPF gratuitamente e checar se há débitos em aberto para, em seguida, ver se é possível negociar as dívidas diretamente com o credor. Aproveita e já consulta o seu!

Outra dica é procurar o Procon mais próximo de onde você mora. Em vários deles há o Núcleo de Tratamento do Superendividamento, geralmente em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Tribunal de Justiça do Estado.

Estes núcleos têm como proposta auxiliar os superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores.

São trabalhadas por estes núcleos dívidas vencidas ou a vencer e podem solicitar ajuda pessoa física, maior de idade e com qualquer renda familiar.

A situação de superendividamento é constatada por análise dos especialistas do núcleo. É muito importante que você apresente toda a documentação pessoal, de renda e das dívidas.

Se liga nas Dicas da Boa para se livrar de uma vez do superendividamento e aproveita para baixar a Cartilha de Orçamento Doméstico da Boa Vista e controlar suas rendas e gastos! Curta a nossa página no Facebook e aproveite a vida!

Mais

Comentários