O momento é de analisar os gastos que pesam em seu orçamento

Este momento de quarentena é uma ótima oportunidade para que você identifique quais são os gastos que pesam em seu orçamento e pensar em reduzi-los ou até cortá-los de vez.

Por que este é o momento? Porque, provavelmente, você nunca analisou estes gastos até por falta de tempo. Mas, agora, com a redução da jornada de trabalho e, consequentemente, de salário, ou até mesmo em razão da perda do emprego, você terá de repensar seus gastos para adequar o que entra com o que sai de dinheiro.

Leia também:
Como juntar dinheiro cortando pequenos gastos
Você sabe quanto pesam as contas básicas no seu orçamento?
Dicas para quem quer sair do vermelho e viver numa Boa

Saiba que a maior parte dos brasileiros fica no “vermelho” justamente por causa da má organização financeira e por não eliminar gastos que podem ser cortados ou reduzidos.

Vamos dar algumas dicas de gastos que pesam em seu orçamento para você analisar se deve cortá-los ou até mesmo eliminá-los de vez de sua planilha de orçamento doméstico.

 

Limpeza doméstica

Já cogitou em reduzir os serviços de sua diarista para, por exemplo, uma vez por semana em vez de duas ou três vezes? Se fizer esta opção terá uma enorme redução de gastos.

E este é o momento para tomar esta decisão. Estando boa parte das pessoas da família em casa, pode-se dividir as tarefas dos cuidados do lar com todos.

 

Salão de beleza

Com a proibição da abertura dos salões de beleza, provavelmente você está se cuidando em casa, fazendo a própria hidratação do cabelo, cuidando das unhas. Só não dá para cortar o cabelo!

Então, você já percebeu que não há necessidade de ir todas as semanas na manicure/pedicure ou no cabeleireiro.

Esta redução de visitas ao salão, com certeza trará economia no seu bolso e impactará positivamente seu orçamento.

 

Tarifas bancárias

Este é o momento para analisar as taxas bancárias que você paga ao seu banco. Muitos brasileiros não se atentam a elas, mas estes gastos pesam em seu orçamento.

Há formas de reduzi-las. Solicite ao seu banco um pacote de serviços sem custos ou mude para uma conta corrente gratuita, como as oferecidas por alguns bancos digitais.

 

Pacote do celular

Faça para você a seguinte pergunta: preciso deste pacote de celular que estou pagando? Se você chegar a esta pergunta provavelmente esta conta está pesando no seu bolso.

Então, verifique tudo o que você paga e o que realmente utiliza. Se comprovar que está pagando por serviços que não precisa, busque um pacote mais barato.

Mas, cuidado! Se escolher um plano de valor muito baixo e com poucos serviços, o barato pode sair caro ao ficar pagando adicionais.

Aí você não fará economia. Pelo contrário, correrá o risco de gastar mais do que está pagando hoje. Por isso, é muito importante analisar o que realmente precisa e usa.

 

Tv a cabo

Se você é assinante de algum pacote de TV a cabo, responda honestamente: você realmente faz uso desse serviço que compense esse gasto? Já pensou em optar por serviços de streaming, que oferecem muitas opções de séries e filmes, mas com valor que pode ser 10 vezes menor do que a TV a cabo?

Se você analisar o que usa do seu pacote de TV a cabo e trocar pelos serviços de streaming provavelmente vai reduzir um gasto que pesa em seu orçamento.

Despesas com livros

Mesmo sendo um assíduo leitor, é possível dar uma aliviada nas despesas com a compra de livros. Não estamos falando em deixar de comprar livros, mas de reduzir este custo optando, por exemplo, pelos livros virtuais, que costumam custar bem menos do que os em papel.

Você pode também recorrer aos sebos, que geralmente oferece preço menor do que nas livrarias. E, até mesmo, frequentar a biblioteca pública ou procurar grupos de troca de livros na internet.

Mais

Comentários