Como o score pode te ajudar a obter crédito

Para não receber um “não” quando for buscar crédito, você precisa acompanhar seu score mensalmente. Ao verificar alguma movimentação nela, principalmente para baixo, deve procurar saber o que provocou a diminuição da nota e resolver a pendência o mais breve possível.

Fique ciente de que o score é uma forma de o mercado de crédito conhecer sua saúde financeira, seus padrões de crédito e de dívidas.

 O que é o score?

É um sistema que calcula, por meio de uma pontuação, os riscos de um tomador de crédito não pagar seus compromissos financeiros. A nota score vai de zero a mil. Quanto mais perto de mil, melhor, e indica o bom comportamento de pagamento de um consumidor.

Como manter a pontuação alta?

Pagando em dia todas as contas (o que ajuda também a não ter o nome negativado, um dos fatores que reduzem o score).

Na nota score é considerado todo o seu histórico de pagamento, desde a quitação das contas do dia a dia (água, luz, telefone, etc), os crediários e até os financiamentos mais longos, como de carro e casa.

Quem administra o score?

A Boa Vista é um dos birôs de crédito que trabalham o comportamento do consumidor no pagamento de suas contas.

A pontuação da Boa Vista varia de 0 a 1000. Quando a nota está próxima de 1000 indica que o consumidor é um bom pagador, portanto, terá mais chances de receber um SIM, em uma solicitação de crédito.

Na outra ponta, abaixo de 549, mostra que não é um bom pagador e o dono desta nota dificilmente receberá um sim do mercado de crédito.

As faixas de pontuação são as seguintes:

– Excelente: de 800 a 1000

– Muito bom: de 700 a 799

– Bom: de 625 a 699

– Médio: de 550 a 624

– Abaixo da média: entre 0 e 549.

Como acompanhar meu score?

É simples e gratuito. Entre no portal Consumidor Positivo  (o site da Boa Vista dedicado ao consumidor) e consulte sua nota periodicamente.

Score baixo? E agora?

Não se desespere. Este cenário pode mudar se você tomar algumas providências, como renegociar ou pagar suas dívidas; ter contas no próprio nome; manter atualizados os dados cadastrais na Boa Vista e no mercado de crédito, como telefone, endereço, e-mail, etc.; não fazer muitos pedidos de crédito em curto período de tempo, entre outras, como evitar pedir vários cartões de crédito ou aumento exagerado do limite deles.

Manter o CPF no Cadastro Positivo, o banco de dados com informações de pagamento, também ajuda a melhorar a nota score.

A nota score sobe rápido?

Não. As informações de ajustes de contas e de alterações cadastrais vão entrando devagar no seu score. Por isso, quanto mais rápido você resolver suas pendências, mais rápido sua nota score subirá.

Tenho vantagens com bom score?

Sim. Conforme a sua pontuação é possível obter juros mais baixos e melhores condições de parcelamento.

Mais

Comentários