Termos de Uso e Política de Privacidade

Somos uma organização brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para desafios e desejos de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC, contribuímos com a sustentabilidade das relações de consumo no Brasil, ajudamos as empresas a crescerem com rentabilidade e segurança e os cidadãos a terem acesso sustentável ao consumo.

Sempre com uma mentalidade inovadora, fomos pioneiros em ações como o Cadastro Positivo, a consulta do CPF com score e as parcerias para negociação de dívidas em massa.

Tratamos as informações que são legalmente obtidas em órgãos oficiais, tais como: Cartórios de Protestos, Juntas Comerciais, Cartórios Distribuidores Judiciais, publicações nos Diários Oficiais, Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central do Brasil - BACEN, com as instituições financeiras, com as empresas parceiras e com os próprios consumidores.

O Cadastro Positivo é o banco de dados com as informações de pagamentos realizados para formação do histórico de crédito do consumidor. Ele serve para que as empresas possam ofertar condições de crédito mais adequadas ao perfil de cada grupo de consumidores, o que tem potencial para gerar inclusão de milhões de cidadãos brasileiros no mercado de consumo.

O histórico de crédito contém: data da concessão do crédito ou da assunção das obrigações de pagamento, valores, prestações ou obrigações, datas de vencimentos e de pagamentos. Saiba mais

O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é o banco de dados com as informações de dívidas vencidas e não pagas, hoje administrado pela Boa Vista. Criado há mais de 60 anos, o SCPC tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o país a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. Saiba mais

As informações que fornecemos aos nossos clientes e parceiros são informações subsidiárias e de referência, portanto, a decisão pela concessão de crédito ou realização de um negócio será sempre dos nossos clientes e parceiros, conforme seus próprios critérios e políticas de crédito, negócios e risco.

É uma pontuação de 0 a 1.000 que é baseada em cálculos estatísticos e que indica a probabilidade do grupo estatístico ao qual o consumidor pertence de pagar ou não suas contas nos próximos meses. Recomendamos que Você acompanhe seu score para que Você possa tomar iniciativas para melhorá-lo e, assim, aumentar suas chances de ter crédito aprovado junto aos bancos, lojas e empresas. É importante lembrar que cabe à empresa que consulta o score definir se concede ou não o crédito, já que o score é apenas uma das ferramentas que as empresas podem usar para fazer a análise de crédito. Saiba mais
Tratamento de dados é toda operação realizada com dados pessoais, como: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

Tratamos os dados que entendemos serem os mínimos necessários para as seguintes finalidades:

  • Para nos comunicarmos com Você a respeito de nossos novos produtos, promoções, notícias e pesquisas e/ou de nossos clientes e parceiros;
  • Para respondermos às suas dúvidas e solicitações;
  • Para identificarmos o seu perfil de consumo e de crédito para auxiliar os nossos clientes e parceiros a qualificarem melhores ofertas de crédito para Você;
  • Para identificarmos o seu perfil de consumo e de crédito e qualificarmos as nossas ofertas de marketing e/ou para auxiliar nossos clientes e parceiros; o envio de nosso marketing qualificado e/ou para auxiliar o de nossos clientes e parceiros, e de seus respectivos grupos econômicos e sucessores, poderemos utilizar os dados de forma apartada e/ou combinada com informações obtidas junto aos nossos clientes, parceiros e/ou fornecedores que tenham obtido dados em observância à legislação aplicável, em especial à Lei nº 13.709/2018 e suas alterações posteriores;
  • Para fins estatísticos e análise de audiência em nosso site e no APP;
  • Em nossos produtos e serviços cuja finalidade seja a de subsidiar o ciclo de crédito, proteção do crédito, análise de risco, prevenção à fraude, cálculo de score, cálculo de variáveis analíticas e outros correlatos;
  • Para atualização de seus dados cadastrais em nosso banco de dados, de nossos clientes e parceiros, e de seus respectivos grupos econômicos e sucessores;
  • Quanto à sua foto, que coletamos em nossos processos de validação, informamos que a manteremos em uma base segura e que esta será utilizada para a finalidade de realizarmos sua autenticação e, também, em nossos produtos de validação cadastral e prevenção e combate à fraude que comercializamos com nossos clientes e parceiros no formato de validação positiva do consumidor.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD define 10 (dez) bases legais para o tratamento de dados pessoais, dentre as quais destacamos a proteção do crédito, o legítimo interesse, o cumprimento de obrigação legal ou regulatória, o cumprimento de contrato e o consentimento.

Importante informar que todas as bases legais previstas na LGPD têm o mesmo grau de importância e não há hierarquia entre elas.

Como mencionamos o item acima, existem outras bases legais que nos autorizam a tratar seus dados pessoais sem seu consentimento como é o caso da base legal da proteção do crédito, que também engloba a segurança e prevenção à fraude, nos nossos produtos e serviços voltados para subsidiar o ciclo de crédito, análise de risco, cálculo de score e outros correlatos.

Importante ressaltar que todas as bases legais têm a mesma importância e não há grau de hierarquia entre elas.

O acesso às informações contidas em nossos bancos de dados e consequentemente em nossos produtos e serviços é restrito a nossos clientes e parceiros, e às empresas de seus respectivos grupos econômicos e sucessores, que as utilizam para as finalidades permitidas na legislação, tais como análise de crédito; prevenção à fraude; confirmação de identidade; prospecção de clientes, e envio de marketing qualificado e propaganda de seus produtos e serviços.

Salientamos que estes clientes e parceiros passam por uma prévia e detalhada análise para verificarmos se estão em conformidade com a finalidade permitida na legislação. Após esta análise e antes de utilizarem nossos produtos e serviços, eles firmam contratos conosco nos quais existem cláusulas que protegem as suas informações de uso indevido.

O banco de dados é nossa propriedade e responsabilidade. Assim, o seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessário, será realizado dentro dos limites e propósitos de nossos negócios.

Como seus dados são utilizados em nossos produtos e serviços, seu tratamento será realizado enquanto Você tiver relacionamento conosco e/ou com os nossos clientes e parceiros. Após o término do tratamento, os seus dados são conservados em nossa base de dados apenas para as finalidades autorizadas na legislação, incluindo, entre estas, a LGPD.

Site: acesse o “Fale Conosco” no rodapé de nosso site: www.consumidorpositivo.com.br; depois, clique em “Confira” e por último em “Fazer uma Solicitação” preencha o formulário com a sua solicitação e nos envie.

App: Acesse a opção “Notificações”, depois em “Clique aqui para Ajudar!” e, por último, na opção “Fale Conosco” preencha o formulário com a sua solicitação e nos envie.

E-mail: [email protected]

Telefone: 3003-0201

Você possui direitos e garantias em relação aos seus dados e nós lhe disponibilizamos os mecanismos, detalhados abaixo, para que Você tenha clareza e transparência no exercício de seus direitos. Sempre que necessário, nossa estaremos prontos para atender eventuais solicitações.

  1. Confirme e acesse seus dados:Você poderá requisitar a confirmação e a cópia dos seus dados que nós armazenamos;

  2. Altere ou corrija seus dados:caso queira alterar seus dados ou se tiver qualquer motivo para acreditar ou suspeitar que quaisquer dados que temos a seu respeito está errado ou incompleto.

    Você ainda poderá: (i) revogar o seu consentimento, sempre que o tratamento de dados se basear no consentimento.

    A revogação do consentimento implicará na impossibilidade de Você utilizar alguns de nossos produtos e serviços, bem como na interrupção da utilização de seus dados, exceto quando: (i) os dados estejam anonimizados; e (ii) os dados forem necessários a Boa Vista e/ou a terceiros envolvidos na prestação dos Serviços para fins de defesa judicial, arbitral ou administrativa, bem como para cumprimento de obrigações legais e regulatórias, da proteção do crédito e do legítimo interesse.

  3. Armazenamos os seus acessos e transações:Você poderá entrar em contato conosco, assim como nós poderemos entrar em contato com o Você para que possamos acessar certas funcionalidades de nossos serviços, tirar dúvidas nos canais de atendimento da empresa, fazer reclamações ou sugestões, por meio do e-mail, telefone ou no website.

Para exercer seus direitos ou tirar dúvidas, Você poderá entrar em contato conosco por meio do e-mail: [email protected]

As nossas responsabilidades no tratamento de dados são:

  • Realizar o tratamento de dados observando a boa-fé e de acordo com os princípios e direitos dos titulares previstos na LGPD e demais legislações aplicáveis;

  • Manter o registro das operações de tratamento de dados pessoais que realizar;

  • Adotar medidas de segurança, técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

Você se responsabiliza e garante a veracidade, exatidão e atualização dos dados que nos fornecer e, portanto, Você nos isentará de qualquer responsabilidade por inexatidão desses dados, omissão de informação ou inserção de dados falsos que possam nos induzir a erro sobre Você ou a nossos clientes e parceiros.

Se qualquer informação fornecida por Você for falsa, incorreta, desatualizada ou incompleta, ou caso a tenhamos razões para suspeitar que tais informações sejam falsas, incorretas, desatualizadas ou incompletas, poderemos suspender ou cancelar a sua conta de cadastro imediatamente e independente de notificação, e recusar toda e qualquer utilização, presente ou futura, dos serviços que requerem cadastro específico.

Você também será responsável pelo sigilo de suas senhas de acesso aos nossos canais de atendimento, que são de uso pessoal, exclusivo e intransferível. A finalidade das consultas é permitir o seu acesso às informações referentes ao seu CPF arquivadas em nosso banco de dados, estritamente para seu uso pessoal. O acesso dos terceiros se dará mediante contratação dos nossos produtos e serviços, conforme requisitos, procedimentos e legislação aplicável. Portanto, não é permitido divulgar, transferir, ceder ou repassar a terceiros, a título oneroso ou não, as informações contidas na sua auto consulta, que são de caráter sigiloso, individual e intransferível. Você será integralmente responsável perante a Boa Vista e terceiros por qualquer reclamação relacionada ao uso indevido das informações. Quando cabível, serão tomadas as medidas judiciais pertinentes e comunicadas as autoridades competentes.

Manter os seus dados atualizados é importante porque permite te identificar de forma adequada e, assim, a prevenir acessos indevidos e tentativas de fraudes utilizando sua identidade, além de propiciar uma análise adequada do seu perfil creditício e de consumo.

Para ter acesso online à consulta de seu CPF, de forma gratuita, e a outros serviços que oferecemos na área logada, Você precisa fazer sua conta de cadastro, ser validado e aceitar este Termo de Uso e Política de Privacidade. Para sua segurança, não é possível acessar os nossos produtos e serviços sem ser previamente cadastrado. Isto porque precisamos identificar o usuário que terá acesso às informações.

Se Você não quiser aceitar o Termo de Uso e Política de Privacidade, poderá utilizar os nossos demais canais de atendimento que estão disponíveis para realizar a consulta no seu CPF de forma gratuita, conforme instruções abaixo:

  • Cópia simples de seu RG com CPF ou da CNH e uma foto de seu rosto (“selfie”). Nesta selfie, Você deve estar com os documentos pessoais em mãos, visíveis;

  • Em caso de consumidor pessoa jurídica, também enviar a procuração, cópia do RG e CPF ou CNH do(s) representante(s) legal(is), cópia do contrato ou estatuto social e comprovante de inscrição no CNPJ junto à Receita Federal.

Canais:

  • Site: acesse o “Fale Conosco” no rodapé do site: www.consumidorpositivo.com.br, depois clique em “Confira” e, por último, em “Fazer uma Solicitação”. Preencha o formulário com a sua solicitação e nos envie com os documentos indicados acima;

  • App: acesse a opção “Notificações”, depois em “Clique aqui para Ajudar!” e, por último, na opção “Fale Conosco”. Preencha o formulário com a sua solicitação e nos envie com os documentos indicados acima.

Importante informar que para sua segurança, não é possível acessar os nossos serviços sem a conta de cadastro. Isto porque precisamos identificar quem terá acesso às informações arquivadas em nosso banco de dados.

Para o cancelamento, disponibilizamos os seguintes canais:

  • Site: acesse www.consumidorpositivo.com.br, clique em “Entrar”, faça o login, clique em “Minha Conta” e, na opção “Encerrar conta”, clique em “Encerrar”;
  • App: acesse o App Consumidor Positivo, faça o login, clique em “Perfil”, depois em “Opções” clique em “Cancelar Conta”;
  • Telefone: 3003-0201.

Se preferir, Você poderá enviar sua solicitação no canal abaixo indicado, juntamente com os seguintes documentos:

Canal:

  • Site: Acesse o Fale Conosco no rodapé do site, depois clique em “Confira” e por último em “Fazer uma solicitação” preencha o formulário com a sua solicitação e nos envie com os documentos indicados acima.

Documentos:

  • Cópia simples de seu RG com CPF ou CNH e uma foto de seu rosto (“selfie”). Nesta selfie, o consumidor deverá estar com os documentos pessoais em mãos, visíveis;
  • Em caso de consumidor pessoa jurídica, favor enviar também procuração, cópia do RG e CPF ou CNH do(s) representante(s) legal(is), cópia do contrato ou estatuto social e comprovante de inscrição no CNPJ junto à Receita Federal.

Caso Você cancelar sua conta de cadastro, somente poderá solicitar suas informações nos canais indicados abaixo apresentando os seguintes documentos:

Canais:

  • Site: acesse o “Fale Conosco” no rodapé do site: www.consumidorpositivo.com.br, depois clique em “Confira” e, por último, em “Fazer uma Solicitação”. Preencha o formulário com a sua solicitação e nos envie com os documentos indicados abaixo;
  • App: acesse a opção: Notificações, depois em “Clique aqui para Ajudar!” e, por último, na opção “Fale Conosco”. Preencha o formulário com a sua solicitação e nos envie com os documentos indicados abaixo.

Documentos:

  • Cópia simples de seu RG com CPF ou CNH e uma foto de seu rosto (“selfie”). Nesta selfie, o consumidor deverá estar com os documentos pessoais em mãos, visíveis;
  • Em caso de consumidor pessoa jurídica, favor enviar também procuração, cópia do RG e CPF ou CNH do(s) representante(s) legal(is), cópia do contrato ou estatuto social e comprovante de inscrição no CNPJ junto à Receita Federal.

Após o cancelamento de sua conta de cadastro, toda vez que Você quiser consultar seu CPF, Você deverá fazer a solicitação em um dos canais de atendimento acima com o envio dos documentos ou fazer uma nova conta de cadastro no site www.consumidorpositivo.com.br ou no App Boa Vista Consumidor Positivo para poder se auto atender.

ATENÇÃO! INFORMAÇÃO IMPORTANTE: O cancelamento de sua conta de cadastro e revogação do consentimento de nossa Termo de Uso e Política de Privacidade não significa a exclusão das informações contidas em nossos bancos de dados e nos demais produtos e serviços relacionados à proteção do crédito, à prevenção a fraudes e outros, que serão tratados conforme as demais bases legais permitidas e legislação aplicável.

Nós adotaremos os melhores padrões existentes de tecnologia e processos de segurança e privacidade de dados, os quais possuem camadas de proteção equivalentes às das instituições financeiras.

Além disso, informamos que realizarmos auditorias periódicas para manutenção das certificações ISO 27001 (Segurança da Informação), ISO 27701 (Gestão de Privacidade) e ISO 9001 (Qualidade).

Na Boa Vista, seus dados estão seguros!

Os Dados podem poderão ser armazenados em nossos servidores ou de terceiro contratado para essa finalidade, sejam eles alocados no Brasil ou no exterior, de acordo com a legislação aplicada, ou seja, em países que possuem legislação de proteção de dados pessoais compatíveis com a brasileira, podendo, ainda, ser armazenados por meios de tecnologia de cloud computing e/ou outras tecnologias que surjam futuramente, visando sempre a melhoria e aperfeiçoamento de nossos serviços e a segurança das informações.

Nós nos responsabilizamos por eventuais danos e/ou prejuízos decorrentes de falhas, vírus ou invasões ocorridas em nosso sistema, desde que sejam decorrentes de dolo ou de nossa culpa exclusiva.

Cumpre reiterarmos, por oportuno, que nos comprometemos a assegurar que os seus dados arquivados em nosso banco de dados estejam sempre seguros. Para prevenir o acesso ou divulgação não autorizada dos seus dados, implementamos procedimentos físicos, eletrônicos e administrativos adequados para assegurar e proteger os dados que coletamos.

É vedado a qualquer cliente/usuário ou visitante utilizar o nome empresarial, denominação social, marcas depositadas ou registradas, bem como quaisquer outros sinais distintivos e bens de propriedade intelectual de titularidade da Boa Vista Serviços ou de qualquer empresa sob seu controle direto ou indireto.

Ao acessar o nosso site, Você está sujeito à nossa Política de Cookies, porém, Você poderá, a qualquer momento, configurá-los no menu "Opções" ou "Preferências" do seu browser e desativar parte ou a totalidade dos nossos cookies, exceto aqueles que sejam essenciais para o funcionamento do site.

Informamos que ao desativar os cookies, partes do nosso site poderão não funcionar corretamente, o que poderá afetar, parcial ou totalmente, a sua navegação no site.

Informamos também que, para cumprimento de disposições legais, coletamos e armazenamos seu IP para fins de rastreabilidade dos acessos.

Nossos sites e APP são protegidos com o maior grau de zelo possível e com a melhores práticas de mercado. Eventuais tentativas de invasão serão levadas para a autoridade competente investigá-las e aplicar a lei penal ou lei que disponha especificamente sobre o assunto.

Poderemos, a qualquer momento e sem aviso prévio, modificar este Termo de Uso e Política de Privacidade para adaptá-lo às normas legais ou às nossas políticas comerciais, tendo vigência a partir de sua publicação no site e APP.

Toda vez que alteramos este Termo de Uso e Política de Privacidade, divulgaremos na nova versão no nosso site e APP. Você poderá consultar a versão atualizada deste Termo de Uso e Política de Privacidade toda vez que visitar os nossos produtos e serviços.

Este Termo de Uso e Política de Privacidade é regido pelas leis da República Federativa do Brasil. Havendo qualquer situação de conflito que não puder ser solucionada amigavelmente, será dirimida no Foro da Comarca de São Paulo/SP, Brasil, renunciando-se a outro.

Publicado em 18 de agosto de 2021

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