Cadastro-Positivo

Senado aprova texto-base da nova lei do Cadastro Positivo

Na última quarta-feira, dia 25 de outubro, o Senado concluiu a votação do projeto de lei do Cadastro Positivo. Agora, esse projeto irá para aprovação na Câmara dos Deputados.

Hoje, pela atual lei, é o consumidor que solicita e autoriza a inclusão das informações no Cadastro Positivo. A nova proposta de lei vem em direção oposta, ou seja, todos já estarão automaticamente incluídos no sistema do cadastro. Se quiserem sair, poderão pedir a exclusão.

Entre as principais mudanças, está o fornecimento de dados que compõem o Cadastro Positivo. Além de bancos e varejistas, as empresas que fornecem serviços continuados (água, gás, eletricidade, telecomunicações etc.) também fornecerão informações de pagamento. Isso contribuirá para uma análise de crédito mais completa e justa tanto para consumidores que estejam débito ativo quanto para quem ainda não tem um histórico de crédito no mercado.

Para conhecer mais sobre o Cadastro Positivo e experimentar seus benefícios, acesse https://www.consumidorpositivo.com.br/cadastro-positivo/

Posts relacionados

O que é orçamento doméstico?

Uma das primeiras e mais importantes tarefas da educação financeira é colocar suas contas em dia. Saber lidar com o dinheiro batalhado mês a mês pode ser difícil, mas com um pouco de disciplina, você vai conseguir organizar seu orçamento doméstico. Para começar, você precisa saber o quanto de dinheiro entra em sua casa. Anote…

Impostos e gastos do começo do ano

Ano novo, vida nova! Agora vai! Quem nunca disse algo assim no começo de um novo ano, não é mesmo? Energias renovadas, tudo dará certo! E como pontapé inicial, é preciso organizar o pagamento de impostos e outros gastos que já ocorrem em janeiro. Veja os principais abaixo:   IPVA – Imposto sobre a Propriedade…

Recebeu 13º salário? Veja o que fazer com ele.

Todo trabalhador com carteira assinada já recebeu a primeira parcela do décimo terceiro salário e a segunda deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Já decidiu o que pretende fazer com esse dinheiro extra? Antes de gastar sem freios nos presentes de Natal, pare um pouco e pense no que é mais importante…

Comentários