IRPF 2018: o CPF será obrigatório para dependentes a partir de 8 anos

Para a declaração do Imposto de Renda deste ano, a Receita Federal passará a exigir que os dependentes a partir de 8 anos tenham CPF. Até o ano passado, a idade mínima era de 12 anos.

Se você tem filhos, é tutor ou responsável por uma criança com 8 anos ou mais, pode solicitar o CPF dela em uma agência dos Correios. Para isso, apresente os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou documento que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento da criança;
  • Documento de identificação oficial com foto do solicitante (um dos pais, tutor ou responsável);
  • Documento que comprove a tutela ou responsabilidade pela guarda da criança.

A partir de 2019, o CPF será obrigatório para todos os dependentes, independentemente da idade.

 

Consumidor Positivo recomenda: não deixe para a última hora. Quanto mais cedo você solicitar o CPF do seu dependente, menor será a preocupação com os prazos de entrega do IRPF, certo?

 

Para mais informações sobre como pedir o CPF, visite o site dos Correios clicando aqui.

Posts relacionados

Como fazer para sobrar mais dinheiro no fim do mês?

Economiza um pouco aqui, tira de lá, troca isso por outra coisa mais barata. E assim, aos poucos, os gastos vão diminuindo até a que a situação melhore. Se você conseguiu zerar o saldo entre gastos e ganhos, parabéns! Mas o que fazer para que comece a sobrar dinheiro? Se mesmo economizando o saldo positivo…

Dicas para curtir o seu carnaval

O carnaval já está aí e o Consumidor Positivo quer aproveitar ao máximo com você. Nos blocos de rua, atrás do trio elétrico ou viajando, siga nossas dicas e caia na folia!   Atenção aos seus pertences Tome cuidado e fique de olho em sua carteira, bolsa e celular. Evite expor objetos de valor o…

Economizando com sabedoria – parte 2

Continuando nossas dicas de economia, separamos mais algumas para ajudar você a equilibrar suas contas. Confira:   Compensa usar o carro todo dia? Com o preço do combustível lá nas alturas, vale a pena usar o carro para tudo? Se o trajeto permitir, use o transporte público, faça caminhadas ou vá de bicicleta, por que…

Comentários