Suspensão temporária de serviços: uma forma de economizar se ficar longos períodos fora de casa

Você sabia que pode suspender alguns dos serviços continuados (telefone, internet, TV a cabo e outros) quando for ficar fora de casa por um período mais longo?

Sim, isso é possível.

Confira aqui as dicas da Boa para economizar com isso quando for sair de férias, viajar a trabalho ou por algum outro motivo que deixe a sua casa praticamente fechada.

Serviços de telefonia

A suspensão temporária dos serviços regulados pela Anatel (telefone fixo, celular, internet e TV por assinatura) só pode ser solicitada pelo período de 30 a 120 dias. Portanto, não dá para pedir em feriados prolongados, que duram 4, 5 dias.

Você também só pode suspender uma vez por ano e, para solicitar a suspensão temporária, tem que estar em dia com os pagamentos e ter mais de um ano de contrato.

O pedido deve ser feito diretamente ao SAC da empresa fornecedora do serviço e é importante que você guarde o protocolo de atendimento para evitar problemas futuros.

As empresas, conforme determinação da Anatel, não podem cobrar taxa de suspensão nem de reativação. Após a solicitação do assinante, a empresa tem até 24 horas para atender ao pedido.

Água

Não há legislação específica para o pedido de suspensão temporária. Algumas concessionárias de água têm regras próprias para isso. Outras não dão esta opção. Portanto, você precisa conversar com a companhia para verificar se pode pedir e saber quais são as condições.

Alguns consumidores que vão ficar ausentes por longo período de suas residências optam por pedir a suspensão do fornecimento e a religação quando do retorno. 

Neste caso, é bom fazer as contas para ver se compensa, porque há taxas tanto para a suspensão quanto para a religação. 

Energia Elétrica

Com relação à energia elétrica, também não há legislação que garanta a suspensão temporária.

Uma opção é, assim como no caso descrito acima, pedir o desligamento e a religação. Antes, porém, é fundamental ver com a companhia distribuidora de energia se há taxas para a interrupção e para o reestabelecimento do serviço.

Se os valores compensarem, saiba que a empresa tem até 3 dias úteis para desligar e 6 dias úteis para religar. 

Para pedir essa suspensão, você precisa estar com a conta de luz em dia.

Mas o jeito mais simples neste caso é você mesmo desligar o disjuntor geral da casa (lembrando que provavelmente perderá o que estiver conservado em geladeiras e freezers). Fique atento a isso! 

Suspensão temporária de outros serviços

Se houver a necessidade de ficar longos períodos fora do domicílio, veja se é possível pedir a suspensão temporária dos outros serviços que você assina ou contrata, como academia, cursos, assinaturas de revistas e jornais.

Para estes, a primeira providência é olhar o contrato e ver se há alguma cláusula que possibilita a suspensão temporária.

Se não houver nenhuma referência no contrato (ou se não tiver o contrato) sobre o assunto, contate a empresa para saber se existe essa possibilidade, por quanto tempo, se há taxas para isso e o que precisa fazer para pedir a interrupção e a reativação.

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