Saiba como fazer pagamento por aproximação

Você já ouviu falar de pagamento por aproximação? É uma forma de pagar compras, no crédito ou no débito, utilizando o seu celular, sem precisar apresentar seu cartão plástico.

Neste período de pandemia, o qual é aconselhável não tocar inclusive na maquininha de cartão, esta pode ser uma boa opção segura para realizar os pagamentos.

Vamos explicar como usar seu smartphone como cartão.

 

Leia também:
Como receber uma encomenda em casa de forma segura em tempos de coronavírus
Saiba como sacar o FGTS emergencial
Dicas de como usar o dinheiro do FGTS

 

Como ter no celular pagamento por aproximação

Primeiro é preciso checar se seu celular é compatível com a tecnologia NFC (sigla da palavra em inglês “Near Field Communication”, ou comunicação por campo de proximidade).

Depois, é preciso cadastrar seu cartão de crédito ou de débito na plataforma de pagamento do seu celular. Os mais conhecidos são Samsung Pay, Apple Pay ou na loja de aplicativos Google Pay.

Será pedido para você criar uma senha para desbloquear o pagamento, que pode ser pela sua digital, íris ou senha tradicional.

Saiba que não são todos os cartões que são aceitos nos aplicativos de pagamento por aproximação. Assim, confira se o seu é aceito no sistema antes de fazer o cadastro.

 

Como fazer o pagamento

O processo é bem simples. Informe que deseja fazer o pagamento por aproximação. O caixa liberará a função na maquininha e você em seu celular.

Você terá de desbloquear seu cartão no celular utilizando a senha (digital, íris ou senha normal) e o lojista terá de digitar o valor da compra.

Feito isso, é só aproximar seu celular na maquininha e, pronto, seu pagamento será realizado. Não precisa ter seu cartão próximo da operação.

Se o valor ultrapassar o valor mínimo da compra por este sistema, será necessário digitar a senha do cartão na maquininha. Só que deverá ser a senha do seu cartão, que você usa normalmente quando faz um pagamento utilizando o cartão de plástico. O pedido desta senha traz mais segurança para você.

 

Pagamento com pulseira

Alguns cartões disponibilizam pulseiras de pagamento por aproximação. Funciona da mesma forma que o celular.

Para ter a pulseira, é preciso comprar da administradora do cartão.

Na hora em que for fazer o pagamento é igual ao celular, basta informar que vai fazer por aproximação, desbloquear a pulseira com a senha escolhida e aproximar da máquina.

 

É seguro fazer pagamento por aproximação?

As administradoras de cartão dizem que o pagamento por aproximação é mais seguro do que usando o próprio cartão de plástico.

Isso porque, a cada pagamento realizado pela tecnologia NFC, é gerado um tipo de criptografia, dificultando a clonagem ou acesso a suas informações.

O sistema NFC protege, inclusive, o pagamento em duplicidade, caso acidentalmente encoste o cartão duas vezes na máquina.

 

Quais maquininhas aceitam pagamento por aproximação

Este sistema de pagamento já se tornou bem comum. A maioria das maquininhas aceitam.

Mas você pode conferir olhando se na parte de cima da maquininha há um ícone com várias barras. Se tem, aceita.

Mas como vai ser o caixa ou o lojista que irão ativar esta forma de pagamento, se não tiverem a máquina certa vão te informar. Aí você terá de usar o cartão de plástico ou procurar outro lugar para fazer a compra.

Mais

Comentários