Resolva sua vida financeira sem ir ao banco

Ir até a agência bancária, além de trabalhoso, também se tornou arriscado por conta do coronavírus. Ainda bem que a tecnologia permite que você não precise sair de casa para fazer qualquer transação financeira, o que é muito bom neste período em que ficar em quarentena significa preservar a saúde, né. Claro que as exceções são quando precisamos fazer saque ou depósito de dinheiro em espécie.

Caso você tenha acesso à internet, você pode seguir as dicas da Boa Vista e excluir a ida ao banco do seu dia a dia! Confere aí que tipos de serviço você consegue fazer de casa ou aonde estiver!

 

Depósito em cheque à distância

Se você precisar depositar um cheque não precisa ir até uma agência bancária ou a um caixa eletrônico.

 

Boa parte dos bancos aceita o depósito pelo celular. Mas é preciso cumprir algumas regras, como depositar na sua conta corrente (não é permitido fazer depósito em conta de terceiros); e há limites de valores (é preciso consultar seu banco para saber até quanto você pode depositar pelo celular).

 

Cumprindo estas regras, é só acessar a sua conta pelo aplicativo do banco em seu celular, aceitar o termo de adesão e as condições de uso do depósito de cheques, clicar no ícone de captura de cheque, que vai pedir para você fotografar o cheque (frente e verso), conferir as informações e digitar o valor. Para confirmar a operação, clique em salvar e transmitir. Pronto! O cheque já está depositado.

 

Lembre-se de guardar o original por 60 dias corridos após a compensação.

 

Precisa mesmo de dinheiro vivo?

Nem sempre! Você não necessariamente precisa ter dinheiro vivo em sua carteira para fazer pagamentos. Veja se tem como pagar com cartão de crédito ou de débito por aproximação pelo seu celular! Você não paga nenhuma taxa, não precisará ter o cartão na mão, nem digitar sua senha e, muito menos, ter que ir a um caixa eletrônico ou a uma agência bancária para sacar dinheiro.

 

Pagamentos de contas

No banco pela internet, aplicativo do banco no celular e até por telefone da sua instituição bancária é possível pagar todas as contas sem sair de onde está.

Para usar os serviços on-line de pagamento no celular via aplicativo é preciso cadastrar uma senha específica ou fazer um cadastro biométrico (registro da impressão digital ou da íris).

Depois, basta ir na aba de pagamentos, escanear o código de barras da conta, validar sua senha e pagar a conta!

Outra opção é o internet banking. Entre na sua conta no banco pelo computador e acesse a aba pagamentos, digite o código de barras da conta a ser paga e sua senha.

Você pode, também, ligar para o SAC do banco e solicitar fazer pagamento de uma conta. Só vai precisar digitar sua senha e informar os dados da fatura.

Débito automático e DDA

Pra não atrasar os boletos e correr o risco de pagar juros, há algumas possibilidades de autorizar o débito diretamente na sua conta. Na data estipulada para o pagamento, o próprio banco se encarregará de fazer a quitação. Só tem que ficar espero pra saber se tem saldo suficiente.

Por exemplo, o débito automático é muito útil para o pagamento de contas de energia, gás, água, telefone e TV por assinatura!

Outra possibilidade é aderir ao DDA (Débito Direto Autorizado) pela internet, nos caixas eletrônicos ou no SAC do banco. Assim, você passa a receber boletos eletrônicos emitidos com o seu CPF. O banco informará sobre boletos em seu nome e você terá a opção de pagar ou de rejeitar a cobrança.

Segurança

Se você ainda fica meio assim de lidar com as operações bancárias de forma on-line, preste atenção nestas dicas de segurança:

 

  • Siga todas as medidas de segurança indicadas pelo seu banco;
  • Jamais entre no site do banco por meio de links que você recebeu. Sempre entre na barra de endereço do computador e digite o site oficial do banco;
  • Mesmo assim, sempre cheque se realmente é o site oficial do banco, assim como o aplicativo;
  • Evite ao máximo fazer operações bancárias em computadores públicos ou pelo celular de outra pessoa;
  • Nunca forneça seu cartão ou senha para terceiros, nem mesmo pra parentes e amigos próximos;

 

Pra mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook!

 

Mais

Comentários