Qual é o momento certo para comprar a casa própria?

Será que existe um momento certo para comprar a casa própria? Esse momento existe, sim, mas não é determinado pelo “querer” e, sim, por uma combinação do seu momento financeiro, sua estabilidade no trabalho e pelas condições ofertadas pelo mercado.

Até porque a maioria das pessoas compra o imóvel por meio de financiamento, o que exige uma certa confiança de que terá condições de pagar mensalmente as parcelas da casa própria nos próximos anos (que podem ser muitos).

É bom comprar imóvel em época de crise econômica?

Isso vai depender das suas condições financeiras. Se você tem reserva financeira para comprar, pode se dar bem numa época de crise, já que os preços dos imóveis caem em razão da pouca procura.

Estabilidade de renda

São poucos os brasileiros que têm estabilidade no emprego por muitos anos. Se você não pertence a este grupo, a recomendação é poupar o máximo possível para a compra do imóvel, para que as prestações mensais sejam as menores possíveis.

Agora, tanto para quem tem estabilidade no emprego quanto para quem não tem, é preciso ter segurança financeira. Ter uma reserva de dinheiro emergencial para cobrir algumas parcelas do financiamento caso apareçam imprevistos no caminho ajuda a ter mais tranquilidade nesta compra.

Conheça seu orçamento doméstico

Após ter analisado tudo isso, é preciso que você estude bem seu orçamento doméstico com base numa planilha, lançando receitas, despesas e dívidas.

Assim, você saberá quanto do seu salário é consumido todo mês e se há sobra para comprometer, por um longo período, a quantia necessária para o pagamento do imóvel.

A Boa Vista oferece um modelo de planilha para você começar a fazer seu controle de orçamento. Aproveite e baixe clicando aqui. É de graça!

Entrada do imóvel

Ter uma poupança para dar de entrada no imóvel é um grande passo para realizar o sonho da casa própria. Então quem já tem o valor guardado pode estar numa boa fase para fazer a compra do imóvel

O recomendado é que valor que precisa ser poupado é de, aproximadamente, 30% do preço do imóvel, mas alguns financiamentos exigem menos.

Pesquisando o imóvel

Se você fez a análise de todos os itens acima e chegou à conclusão que este é o seu momento de investir na casa própria, é hora de começar a pesquisar os imóveis disponíveis na região em que deseja morar, mas não deixe de olhar os preços em outros bairros, pois pode encontrar boas oportunidades!

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook e acesse o site consumidorpostivo.com.br

Mais

Comentários