Mude pequenos hábitos e veja a diferença no fim das contas

Às vezes você fica com a sensação que seu dinheiro “voou” e você nem viu? Isso é porque estamos acostumados a fazer pequenos gastos que, somados, acabam pesando no orçamento do fim do mês.

Confira dicas da Boa para mudar alguns desses hábitos, reduzindo essas pequenas despesas que vão “roendo” suas contas:

Lista de compras

Quando for às compras, faça uma lista antes e procure não fugir dela. Assim, você evita gastar com o que não precisa.

Aplicativos de descontos

Aproveite os descontos oferecidos por alguns supermercados e lojas em aplicativos ou cupons. Às vezes a economia é grande!

Anote as despesas

Anote tudo o que gasta: despesas fixas (escola, telefonia, carnês) e variáveis (presentes, lazer, etc). Até aquele cafezinho de “de vez em quando” vai para o controle. Então defina um valor limite para estes gastos e procure nunca estourá-lo.

Transporte

Vá de bicicletas, patinete ou mesmo à pé quando der. É mais saudável e bem mais barato.

Prefira o transporte público ao carro, que implica em gastos de combustível, manutenção e estacionamento.

A carona também é uma Boa para quem mora perto e faz trajetos próximos. Seu vizinho trabalha perto de você? Transforme a feliz coincidência em economia para os dois.

Refeições

Precisa comer fora? Restaurante por quilo pode ser mais barato, mas se a opção for um delivery, verifique a taxa de entrega e tente dar preferência quando for gratuita ou mais barata.

Encontrar os amigos

Para economizar no encontro com os amigos e familiares aos finais de semana, troque o barzinho por uma reunião em casa, cada um levando uma bebida ou petisco.

Evite compras por impulso

Antes de comprar algo faça três perguntas:

  1. Eu preciso?
  2. Eu posso?
  3. Tem que ser agora?

Se qualquer resposta for “não”, pense um pouco mais e se for o caso volte depois para comprar.

Para ter mais dicas de como economizar siga a Boa Vista no Facebook.

Posts relacionados

Por quanto tempo guardar contas pagas?

Aquela gaveta cheia de comprovantes de pagamentos de contas pode ser esvaziada uma vez por ano! Como e quando fazer isso? A Boa Vista vai te explicar! Contas de serviços As de água, energia elétrica, gás e telefone podem ser jogadas fora a partir do momento em que a empresa encaminhar a declaração anual de…

Como economizar no supermercado

As compras do mês pesam no bolso? Você não está sozinho! A Boa Vista começa hoje o 1º artigo da série: “Como economizar no supermercado”, dicas da Boa para você ir às compras do mês sem prejudicar seu orçamento.   Defina um limite no orçamento doméstico Determine um valor máximo para as compras de supermercado…

Como vai funcionar o novo Cadastro Positivo e o que você ganha com isso.

O que é o Cadastro Positivo É um banco de dados que registra o histórico de pagamento dos consumidores, o que inclui as contas do dia a dia como água, luz e telefone. A lei existe desde 2011 e entrou em vigor em 2013, mas exigia que o consumidor fosse atrás de se cadastrar para…