Dicas para uma boa compra no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados já está quase aí. Você já se programou financeiramente para a compra do presente?  A saúde financeira deve sempre estar em primeiro lugar, mesmo quando o gasto é com o presente para uma pessoa muito especial.

Para que você não fique com as contas no vermelho, numa BOA, vamos dar algumas dicas. Vem com a gente!

Planejamento

Planejar a compra do presente com antecedência é um diferencial no orçamento doméstico.

Planejando antes, você pode comprar aquele presente que seu amor tanto quer, mesmo que tenha que parcelar, mas sabendo que terá dinheiro para pagar e não se complicar com a dívida.

Não deixe para a última hora

Deixar para comprar o presente na última hora pode custar mais dinheiro: quando o Dia dos Namorados se aproxima, o movimento nas lojas aumenta e você pode acabar sem tempo (nem paciência) para pesquisar bem os preços.

O resultado já dá para imaginar: um presente com preço acima do ideal.

Utilize vale-presentes

Se o namoro é recente e você ainda não sabe do que a pessoa gosta, pense na possibilidade de um vale-presente. Eles são cartões pré-pagos e dão a chance do crush escolher o que quiser.

Não use o dinheiro guardado

Você nunca deve mexer naquele dinheiro que tem poupado ou aplicado, certo? Caso contrário, você estará abrindo mão de realizar um sonho futuro em troca de uma satisfação momentânea.

A não ser que você já tenha se programado e poupado justamente para a compra do presente para o Dia dos Namorados. Sendo assim, parabéns! Isso é usar o dinheiro com sabedoria.

Pagando com cartão de crédito

Se for comprar o presente com o cartão de crédito, evite cair no crédito rotativo – aquele no qual se paga só o valor mínimo da fatura e rola para frente o saldo devedor. Este é o financiamento mais caro do mercado, e pode pesar no bolso no futuro.

Compras online

A compra online pode gerar economia, já que os preços nas lojas virtuais, às vezes, são menores. Mas tome alguns cuidados importantes: considere o valor do frete e o prazo de entrega para ver se vale a pena comprar na loja virtual ou ir para uma loja física.

Outra dica é pesquisar na web se a loja online que você escolheu tem reclamações de consumidores por problemas na entrega, no atendimento ou até por golpes.

Pagar à vista ou parcelar?

Depende: você se preparou para essa compra? Se não tiver todo o dinheiro agora, talvez seja necessário parcelar, considerando, claro, se a parcela vai caber no seu orçamento do mês.

Se guardou dinheiro para o Dia dos Namorados, veja com a loja se há desconto para pagar à vista. Se não houver, pode ser vantajoso comprar parcelado e guardar o dinheiro numa poupança e ir resgatando todo mês só o valor da parcela. Assim ele vai rendendo (nem que seja um pouquinho).

E se não tiver dinheiro?

Se perceber que não vai dar para comprar um presente com o orçamento do mês, não se desespere: existem maneiras de expressar seu amor sem gastar muito.

Faça uma surpresa criativa, como preparar uma playlist com aquelas músicas que fazem parte da história de vocês; uma seleção de fotos do casal (frases em balões nas imagens dão um charme especial); prepare um jantar com o cardápio que ele(a) goste; um piquenique; uma visita a um museu, enfim, o que a sua criatividade – e seu bolso – permitirem!

Com essas dicas da Boa é possível ficar numa BOA no Dia dos Namorados e não ter dor de cabeça na hora de pagar a conta (que acaba com o clima de romance).

Confira as nossas dicas, curta a nossa página no Facebook e aproveite a vida!

Posts relacionados

Por quanto tempo guardar contas pagas?

Aquela gaveta cheia de comprovantes de pagamentos de contas pode ser esvaziada uma vez por ano! Como e quando fazer isso? A Boa Vista vai te explicar! Contas de serviços As de água, energia elétrica, gás e telefone podem ser jogadas fora a partir do momento em que a empresa encaminhar a declaração anual de…

Como economizar no supermercado

As compras do mês pesam no bolso? Você não está sozinho! A Boa Vista começa hoje o 1º artigo da série: “Como economizar no supermercado”, dicas da Boa para você ir às compras do mês sem prejudicar seu orçamento.   Defina um limite no orçamento doméstico Determine um valor máximo para as compras de supermercado…

Como vai funcionar o novo Cadastro Positivo e o que você ganha com isso.

O que é o Cadastro Positivo É um banco de dados que registra o histórico de pagamento dos consumidores, o que inclui as contas do dia a dia como água, luz e telefone. A lei existe desde 2011 e entrou em vigor em 2013, mas exigia que o consumidor fosse atrás de se cadastrar para…