Conquiste sua independência financeira

Com disciplina e organização é possível conquistar a tão sonhada independência financeira e curtir a vida numa Boa!

Organize o orçamento

Coloque na ponta do lápis tudo que entra e sai da conta, reúna a família e explique a importância de manter a vida financeira sob controle e organizada. Anote todas as despesas e todo o dinheiro que entra também. Para ajudar você a começar temos um modelo de planilha de orçamento doméstico.

Defina metas

Veja quais objetivos quer alcançar e em quanto tempo. Para ajudar a começar essa história, defina metas de longo, médio e curto prazo. Desse jeito, fica mais fácil você se manter motivado, conforme for conquistando o que deseja de acordo com o prazo definido.

Invista

Defina quanto dinheiro vai precisar para cada objetivo e, a partir daí, veja quanto pode aplicar mensalmente para alcança-lo. Feito isso, programe mensalmente o depósito para um fundo de investimento.

Reduza despesas

Veja o que é possível enxugar do orçamento, renegocie tarifas bancárias e de cartões, se for preciso, reduzindo o pacote de serviços contratados. Pequenas mudanças podem trazer ótimos resultados no fim do mês.

Evite o efeito sanfona

Você já deve ter escutado a expressão quando se fala de dieta. Aqui, o efeito sanfona é quando você relaxa após chegar a um dos objetivos. É normal que, quando o projeto começa a dar certo, os hábitos que você tinha antes de se organizar voltem (igualzinho na dieta). Aí é que está o risco: você pode perder todo o bom trabalho feito até aqui. Mantenha o foco!

Quer saber mais sobre como melhorar sua vida financeira? Curta nossa página no Facebook e leve a vida na Boa!


Posts relacionados

Educação financeira para crianças

Você pode ajudar suas crianças a serem adultos com habilidade para cuidar do dinheiro. Todos sabem a diferença que esse conhecimento faz na vida de uma pessoa, ne? Confira o que a Boa Vista já fez para ajudar você com essa importante tarefa: Cartilha de Educação Financeira Infantil Baixe aqui uma cartilha completa com tudo…

Mude pequenos hábitos e veja a diferença no fim das contas

Às vezes você fica com a sensação que seu dinheiro “voou” e você nem viu? Isso é porque estamos acostumados a fazer pequenos gastos que, somados, acabam pesando no orçamento do fim do mês. Confira dicas da Boa para mudar alguns desses hábitos, reduzindo essas pequenas despesas que vão “roendo” suas contas: Lista de compras…

Nome limpo para realizar sonhos

Quem tem o nome limpo, tem crédito. E crédito é algo mais valioso do que dinheiro, pois dá condições de sonhar com a casa própria, o carro novo, celular, roupa nova, aquela viagem tão desejada… Mas muitos consumidores acabam não conseguindo manter o nome limpo, seja por ter “emprestado” o nome (cartão ou o cheque),…