Como explicar às crianças de onde vem o dinheiro?

Falar com crianças sobre dinheiro é importante. Mais importante ainda é explicar de onde vem o dinheiro que compra o brinquedo novo ou que aparece na mesada. Sabendo de onde vem será mais fácil entender o valor de cuidar do dinheiro, afinal, ele é resultado de um esforço da família.

Cartões e cheques

“Não tem dinheiro, mamãe? Paga com cartão”. É normal crianças pensarem que o cartão é uma fonte inesgotável e que se “recarrega” sozinho. Converse com os pequenos e explique que a gente paga com “dinheiro” tudo o que gasta nos cartões de crédito ou débito e que é preciso ficar de olho nos gastos pra não se atrapalhar financeiramente.

 

O que é salário?

Bata um papo com as crianças e fale sobre trabalho remunerado. Conte que todos os dias, quando você sai de casa para o trabalho, é para realizar tarefas que são compensadas com uma certa quantidade de dinheiro. O nome disso é salário e a gente precisa usar isso com sabedoria. 

 

Cuidar bem do dinheiro

Precisamos deixar claro para os pequenos que cuidar bem do dinheiro é tão importante quanto ganhar. Explique para as crianças que você pode ‘desperdiçar” todo o esforço do seu trabalho se não usar o dinheiro com inteligência.

 

Ensinar de forma lúdica

Uma forma bacana de ensinar o valor do trabalho para as crianças é incentivando-as a conquistar o próprio dinheiro, seja recompensando por fazer alguma atividade doméstica extra ou com um bazar de brinquedos usados, por exemplo.

Neste artigo que publicamos aqui, você encontra mais dicas sobre isso.

 

Para saber mais sobre como abordar educação financeira de forma divertida baixe nossa cartilha e veja que falar de dinheiro com as crianças pode ser divertido!

Ah! Aproveita pra curtir nossa página no Facebook e fique ligado nas dicas que preparamos pra você a cada semana! 😉

 

 

Posts relacionados

Semana do Consumidor na Boa

Neste mês comemoramos 28 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e também o Dia do Consumidor. O CDC é um marco na história do Brasil, pois após a sua implantação os consumidores têm seus direitos garantidos por lei. E para comemorar essas datas, nada melhor do que manter o orçamento em dia, né?…

O Brasil é um país de mulheres

O Brasil é um país de mulheres. Segundo dados do IBGE, 51,5% da população é feminina. E 40% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres, conforme a pesquisa Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, divulgado em 2017 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos números da Pesquisa Nacional por Amostra de…

SOS Documentos – Para você cair na folia numa boa

O Carnaval tá aí e você já deve estar revisando o roteiro para o feriado prolongado. Vai de bloquinho ou uma casa de campo? Praia ou piscina? Seja qual for a escolha, fique atento aos seus documentos pessoais para poder curtir a folia numa Boa. Confira algumas dicas que preparamos para você!    1- Leve…