Como explicar às crianças de onde vem o dinheiro?

Falar com crianças sobre dinheiro é importante. Mais importante ainda é explicar de onde vem o dinheiro que compra o brinquedo novo ou que aparece na mesada. Sabendo de onde vem será mais fácil entender o valor de cuidar do dinheiro, afinal, ele é resultado de um esforço da família.

Cartões e cheques

“Não tem dinheiro, mamãe? Paga com cartão”. É normal crianças pensarem que o cartão é uma fonte inesgotável e que se “recarrega” sozinho. Converse com os pequenos e explique que a gente paga com “dinheiro” tudo o que gasta nos cartões de crédito ou débito e que é preciso ficar de olho nos gastos pra não se atrapalhar financeiramente.

 

O que é salário?

Bata um papo com as crianças e fale sobre trabalho remunerado. Conte que todos os dias, quando você sai de casa para o trabalho, é para realizar tarefas que são compensadas com uma certa quantidade de dinheiro. O nome disso é salário e a gente precisa usar isso com sabedoria. 

 

Cuidar bem do dinheiro

Precisamos deixar claro para os pequenos que cuidar bem do dinheiro é tão importante quanto ganhar. Explique para as crianças que você pode ‘desperdiçar” todo o esforço do seu trabalho se não usar o dinheiro com inteligência.

 

Ensinar de forma lúdica

Uma forma bacana de ensinar o valor do trabalho para as crianças é incentivando-as a conquistar o próprio dinheiro, seja recompensando por fazer alguma atividade doméstica extra ou com um bazar de brinquedos usados, por exemplo.

Neste artigo que publicamos aqui, você encontra mais dicas sobre isso.

 

Para saber mais sobre como abordar educação financeira de forma divertida baixe nossa cartilha e veja que falar de dinheiro com as crianças pode ser divertido!

Ah! Aproveita pra curtir nossa página no Facebook e fique ligado nas dicas que preparamos pra você a cada semana! 😉

 

 

Posts relacionados

Poupando “de grão em grão”

Já chegou ao final do mês com a impressão de que o dinheiro acabou e você nem sabe direito com o que? Para que isso não aconteça mais a Boa Vista preparou algumas dicas para você.   1. Faça lista de compras Antes de ir ao mercado faça uma lista com os itens que não…

Viajar e gastar pouco? A gente mostra como

Novembro é um mês de muitos feriados e em dezembro temos as festas de final de ano…E nada melhor do que curtir uma folga colocando o pé na estrada! A Boa Vista preparou algumas dicas para você curtir a viagem e gastar pouco. 1. Buscadores Uma boa forma de pesquisar preços é utilizar buscadores de…

Como explicar às crianças de onde vem o dinheiro?

Falar com crianças sobre dinheiro é importante. Mais importante ainda é explicar de onde vem o dinheiro que compra o brinquedo novo ou que aparece na mesada. Sabendo de onde vem será mais fácil entender o valor de cuidar do dinheiro, afinal, ele é resultado de um esforço da família. Cartões e cheques “Não tem…