Como economizar no supermercado

As compras do mês pesam no bolso? Você não está sozinho! A Boa Vista começa hoje o 1º artigo da série: “Como economizar no supermercado”, dicas da Boa para você ir às compras do mês sem prejudicar seu orçamento.  

Defina um limite no orçamento doméstico

Determine um valor máximo para as compras de supermercado do mês e procure só gastar isso.

Este valor deve estar dentro da diferença entre o que você ganha e o que gasta.

Se ainda não sabe fazer essa conta, baixe a “Cartilha do Orçamento Doméstico”, Aqui. Ela ajuda bem a prever o que se pode gastar no supermercado.

Faça uma lista

Ir para as compras do supermercado sem uma lista é um perigo! Você pode comprar o que não precisa ou esquecer itens que estão faltando. Aí, você vai ter que recorrer à padaria ou o mercadinho perto de casa onde, geralmente, os preços são mais altos.

A lista também evita desperdícios, como comprar produtos que já tem em casa. Pior ainda quando são “perecíveis” (que estragam).

Vai aí uma riminha pra você não esquecer do mais importante: “Fica na lista, artista!”

Vá pessoalmente ao supermercado

Ninguém melhor do que você para saber o que sua família gosta e precisa. Bom mesmo é ir pessoalmente ao supermercado para verificar a aparência, os preços e – principalmente – a validade dos itens escolhidos.

Coma antes de ir ao supermercado

Nunca vá ao supermercado com forme! Você corre o risco de comprar mais do que o necessário ou, então, comprar muito mais comida do que precisa.

Pesquise preços

Tente saber os preços dos produtos antes de ir às compras.

O ideal é visitar dois ou três supermercados diferentes antes de passar no caixa, mas se não der, faça a pesquisa pela internet.

Dá também para conhecer os preços dos produtos nos encartes em jornais ou que são deixados na caixa de correio de sua casa. Alguns supermercados publicam frequentemente uma lista com os preços dos principais produtos.

Só que, se o supermercado for longe da sua casa, não vale a pena ir pessoalmente pesquisar, tem gastos com combustível e estacionamento ou passagens…

De olho na gôndola

Não deixe de olhar os produtos que estão na base da gôndola, considerados como espaços “esquecidos”. Muitas vezes eles têm preços menores que aqueles que estão na altura de seus olhos.

Varejões e “atacarejo”

Se próximo à sua casa tem aqueles pequenos varejões, confira os preços.

Normalmente são mais baratos uma vez que eles não têm empacotador, sacos de embrulho, não entregam a domicílio e não aceitam cheques.

Um bom truque pra comprar nos varejões ou atacarejos: o preço dos produtos é mais compensador se comprado em grandes quantidades. Então, se for muito produto para sua família, reúna-se com amigos e familiares para comprar nestes estabelecimentos e rachar a conta.

 Compre depois do dia 15

Se organize para fazer suas compras de supermercado na segunda quinzena do mês. Como o movimento é menor neste período, as lojas fazem mais promoções para atrair consumidores.

Mais

Comentários