Você sabia que pode economizar com cartão de desconto?

Provavelmente você já ouviu falar em cartão de descontoele pode ser um bom aliado para economizar nos gastos com saúde, farmácias, cursos, lazer e muito mais.  

Você sabe como funciona o cartão de desconto e como utilizá-lo? A Boa Vista passa aqui as dicas para você.  

Como funciona 

Conhecer o funcionamento do cartão de desconto ajuda na aproveitar melhor os benefícios. 

Se você tem interesse em ter um cartão de desconto, primeiramente é preciso contatar uma das muitas empresas que oferecem, fazer o cadastro e, em alguns casos, pagar taxa de assinatura, que pode ser mensal, semestral e anual. Alguns cartões de descontos devolvem o valor pago em serviços ou descontos em produtos. 

Saiba que há cartões de descontos pré-pagos. Neste tipo, você deposita um valor e usa os créditos para pagar os serviços disponibilizados, mas pagando menos do que se fosse comprar o produto ou contratar o serviço diretamente.   

Cuidados 

Antes de fazer a contratação, a recomendação é pesquisar a reputação da empresa que administra o cartão de desconto, verificar o que outros consumidores estão falando dela e até confirmar com os parceiros deles se realmente você tem alguma vantagem ao comprar o cartão. 

Descontos em produtos e serviços 

Descontos em restaurantes, cinemas, parques, hotéis, cursos livres e até em universidades podem ser obtidos para que tem um cartão de desconto. 

A abrangência do cartão pode ser nacional, mas é importante checar isso com a empresa antes de contratar um cartão de desconto. 

Para saber onde há descontos e de quanto eles são, é necessário entrar no site da empresa que administra o cartão. O acesso deve ser constante, porque as parcerias com as empresas mudam constantemente. 

Parceiros 

São muitos os parceiros das empresas de cartão de desconto, como farmácias, cursos e faculdades, lojas de e-commerce, centros de beleza e estética, serviços de assistência residencial, assistência para o pet, lazer e diversão. 

Com o cartão em mãos, você deverá ligar diretamente ao parceiro da empresa do cartão para saber quanto terá de desconto e no local (se for físico) apresentar o cartão e documento pessoal. Se a compra for via internet, deverá informar o número do cartão. 

Saúde também tem cartão de desconto 

Quem não tem plano de saúde pode aproveitar o cartão de desconto. Muitos cobrem consultas, exames, odontologia e, alguns, até pequenas cirurgias. Tudo com descontos. 

Para atendimento em saúde há cartão pré-pago e o de desconto.  O primeiro é recarregável, ou seja, para usar obrigatoriamente terá de depositar o valor do atendimento nele. O segundo, você paga diretamente no atendimento, com desconto.  

As empresas que ofertam o cartão saúde, geralmente, têm uma rede conveniada e os consumidores só poderão usá-lo nela. 

Saiba que a ANS (Agência Nacional de Saúde), que regula as operadoras de planos, disponibiliza em seu site uma cartilha explicando as diferenças entre os dois serviços e os cuidados que o consumidor deve ter ao optar pelos cartões.  

Cartões de bancos 

Muitos bancos oferecem benefícios aos portadores de seu cartão, como desconto em ingressos de cinema, teatro, parques de diversão, etc. Além de descontos com parceiros em lojas online de roupas, utilidades domésticas e até seguros viagens. 

Se você não achar vantagem em ter um cartão específico para descontos, verifique com o seu banco os benefícios que você tem com o cartão de crédito que já está em seu poder.  

Desistência 

Quando não quiser mais ter o cartão de desconto, procure a administradora dele e peça o cancelamento por escrito, inclusive a suspensão do pagamento das mensalidades ou anuidades, uma vez que o desconto costuma ser automático.  

As empresas garantem que o consumidor pode solicitar a exclusão a qualquer momento, sem pagar multa ou taxas de desistência. 

Mas é sempre bom verificar sobre a desistência antes da contratação e, se possível, ler com cuidado o contrato. 

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook e acesse o site  consumidorpostivo.com.br  

Mais

Comentários