Vai viajar? Não esqueça do seguro viagem!

Viajar é um dos sonhos de muitos consumidores brasileiros. E, quando as férias chegam, cresce a busca por pacotes de viagem, roteiros, passagens, hospedagens, etc.

Mas um detalhe muito importante que às vezes muita gente acaba deixando por último ou até mesmo esquecendo é o seguro viagem.

Pensando nisso, vamos te mostrar o que é seguro viagem, como e quando contratar e as coberturas para que você possa ter as férias perfeitas. Fechou? Então vem com a Boa!

Seguro viagem ou seguro assistência viagem?

A principal diferença entre os dois é quem paga pelo serviço. No seguro viagem, você é quem paga todas as despesas do próprio bolso e depois pede o reembolso à seguradora, dentro dos limites contratados com a apresentação de comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais, etc.

Já no assistência viagem é a seguradora que indica o local de atendimento coberto pelo plano que você escolheu. Então, não precisa gastar nada, dentro dos limites previstos no contrato.

Como funciona o seguro viagem?

Para entender o seguro viagem, imagine que ele seja uma espécie de “plano de saúde temporário”, que dará cobertura de assistência médica naqueles locais onde seu plano de saúde não atende, principalmente fora do Brasil.

Caso você tenha plano de saúde local, ou seja, que atende só na cidade em que mora, é bom considerar a contratação do seguro viagem mesmo se estiver viajando pelo Brasil. Dessa forma, caso necessite de cuidados médicos, terá cobertura.

O seguro viagem também é uma garantia de indenização para várias outras situações, como perda de malas, voo cancelado ou atrasado, assistência jurídica, etc.

Ele só terá validade pelos dias para os quais foi contratado e precisa ser comprado antes do embarque, senão você terá de cumprir carência de 72 horas.

Por que fazer um seguro viagem?

Infelizmente, doenças ou acidentes podem ocorrer a qualquer momento. E, se não for algo simples (bate na madeira!), o custo do tratamento pode mexer com suas economias ou deixar você endividado.

Se for viajar para fora do Brasil, aí vale mais a pena ainda contratar o seguro viagem. Isso porque boa parte dos países não disponibiliza atendimento médico na rede de saúde para estrangeiros. Ou seja, será necessário pagar por consultas médicas, remédio e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internação.

Muito melhor desembolsar um valor acessível – para se ter uma ideia, ele pode chegar a aproximadamente 5% do valor que você gastará com a viagem – e estar preparado para algum imprevisto, né?

Onde contratar seguro viagem?

A contratação costuma ser simples. A maioria das seguradoras oferece a venda diretamente nos seus sites. Mas pode ser também contratado com corretores, em bancos, na companhia aérea, na agência de viagem, nas operadoras de cartão de crédito.

O que ver na contratação

O seguro viagem deverá ser feito de acordo com o destino da viagem e do tipo de atividade a ser realizada. Por isso, no momento da contratação você precisa informar todos os detalhes da sua viagem à seguradora para ter uma boa cobertura. Inclusive se irá praticar esportes radicais ou de aventura, por exemplo.

Seguro viagem do meu cartão de crédito

Alguns cartões de crédito oferecem o seguro viagem gratuitamente, inclusive com cobertura dentro do Brasil a partir de uma certa distância da casa do segurado. Por isso, vale a pena checar se é o caso do seu cartão.

Por quanto tempo contratar o seguro viagem?

Você pode contratar seguro viagem ou assistência viagem até minutos antes de deixar a cidade onde mora e deve ter validade, conforme os especialistas no assunto, até dois dias depois da data programada para o retorno.

Comprovante do seguro

Pode parecer exagero, mas é bom viajar com uma cópia do contrato do seguro viagem ou assistência viagem, pois ela será útil em caso de emergência para entrar em contato com a empresa do seguro. Deixe todos esses contatos também com alguém de sua confiança que não irá viajar e com os companheiros de viagem.

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook!

Mais

Comentários