Semana do Consumidor na Boa

Neste mês comemoramos 28 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e também o Dia do Consumidor.
O CDC é um marco na história do Brasil, pois após a sua implantação os consumidores têm seus direitos garantidos por lei. E para comemorar essas datas, nada melhor do que manter o orçamento em dia, né? E a Boa Vista tá aqui pra ajudar você nessa! 😉

1. Promoções

Para comemorar a data, algumas lojas fazem promoções. Antes de ir às compras, pesquise os preços – alguns sites e aplicativos de celular, podem ajudar nisso – e antes de decidir comprar, avalie se o item é realmente imprescindível.

 

2. Parcelamentos

Quando a opção de pagamento for parcelada, se possível, dê uma entrada e parcele o restante em poucas prestações. Dessa forma você evita comprometer o orçamento por muito tempo. Verifique também se há a inclusão de juros no parcelamento e sempre negocie valores e taxas.   

 

3. Compras Online

Para compras online, verifique sempre a reputação da loja. Há alguns sites que podem ajudar nessa busca; pesquise o CNPJ, endereço e se o site conta com “https” que é uma garantia de que o site é seguro. É bom se atentar ao prazo e valor para entrega também, para evitar frustrações.

 

4. Nome limpo

A data também traz uma ótima oportunidade para quem está com dívidas. Muitas empresas oferecem condições especiais para a renegociação dos valores. Para saber se você tem alguma dívida não leva nem 5 minutos. Aqui mesmo no nosso site você entra com seu código de acesso ou se cadastra rapidinho e consulta se há alguma dívida, qual o valor e o credor.

 

5. Organize as contas

Antes de procurar o credor para negociar os valores pendentes, faça as contas. Coloque na ponta do lápis tudo que entra e o que sai e veja quanto consegue reservar por mês para o pagamento das dívidas. Se possível, dê uma entrada e parcele o restante do valor. Aqui você encontra uma sugestão de planilha de orçamento doméstico para ajudar a manter as contas em dia. 

 

Para saber mais sobre  Educação Financeira, curta a nossa página no Facebook e fique numa Boa!

Posts relacionados

Educação financeira para crianças

Você pode ajudar suas crianças a serem adultos com habilidade para cuidar do dinheiro. Todos sabem a diferença que esse conhecimento faz na vida de uma pessoa, ne? Confira o que a Boa Vista já fez para ajudar você com essa importante tarefa: Cartilha de Educação Financeira Infantil Baixe aqui uma cartilha completa com tudo…

Mude pequenos hábitos e veja a diferença no fim das contas

Às vezes você fica com a sensação que seu dinheiro “voou” e você nem viu? Isso é porque estamos acostumados a fazer pequenos gastos que, somados, acabam pesando no orçamento do fim do mês. Confira dicas da Boa para mudar alguns desses hábitos, reduzindo essas pequenas despesas que vão “roendo” suas contas: Lista de compras…

Nome limpo para realizar sonhos

Quem tem o nome limpo, tem crédito. E crédito é algo mais valioso do que dinheiro, pois dá condições de sonhar com a casa própria, o carro novo, celular, roupa nova, aquela viagem tão desejada… Mas muitos consumidores acabam não conseguindo manter o nome limpo, seja por ter “emprestado” o nome (cartão ou o cheque),…