Semana do Consumidor na Boa

Neste mês comemoramos 28 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e também o Dia do Consumidor.
O CDC é um marco na história do Brasil, pois após a sua implantação os consumidores têm seus direitos garantidos por lei. E para comemorar essas datas, nada melhor do que manter o orçamento em dia, né? E a Boa Vista tá aqui pra ajudar você nessa! 😉

1. Promoções

Para comemorar a data, algumas lojas fazem promoções. Antes de ir às compras, pesquise os preços – alguns sites e aplicativos de celular, podem ajudar nisso – e antes de decidir comprar, avalie se o item é realmente imprescindível.

 

2. Parcelamentos

Quando a opção de pagamento for parcelada, se possível, dê uma entrada e parcele o restante em poucas prestações. Dessa forma você evita comprometer o orçamento por muito tempo. Verifique também se há a inclusão de juros no parcelamento e sempre negocie valores e taxas.   

 

3. Compras Online

Para compras online, verifique sempre a reputação da loja. Há alguns sites que podem ajudar nessa busca; pesquise o CNPJ, endereço e se o site conta com “https” que é uma garantia de que o site é seguro. É bom se atentar ao prazo e valor para entrega também, para evitar frustrações.

 

4. Nome limpo

A data também traz uma ótima oportunidade para quem está com dívidas. Muitas empresas oferecem condições especiais para a renegociação dos valores. Para saber se você tem alguma dívida não leva nem 5 minutos. Aqui mesmo no nosso site você entra com seu código de acesso ou se cadastra rapidinho e consulta se há alguma dívida, qual o valor e o credor.

 

5. Organize as contas

Antes de procurar o credor para negociar os valores pendentes, faça as contas. Coloque na ponta do lápis tudo que entra e o que sai e veja quanto consegue reservar por mês para o pagamento das dívidas. Se possível, dê uma entrada e parcele o restante do valor. Aqui você encontra uma sugestão de planilha de orçamento doméstico para ajudar a manter as contas em dia. 

 

Para saber mais sobre  Educação Financeira, curta a nossa página no Facebook e fique numa Boa!

Posts relacionados

Semana do Consumidor na Boa

Neste mês comemoramos 28 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e também o Dia do Consumidor. O CDC é um marco na história do Brasil, pois após a sua implantação os consumidores têm seus direitos garantidos por lei. E para comemorar essas datas, nada melhor do que manter o orçamento em dia, né?…

O Brasil é um país de mulheres

O Brasil é um país de mulheres. Segundo dados do IBGE, 51,5% da população é feminina. E 40% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres, conforme a pesquisa Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, divulgado em 2017 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos números da Pesquisa Nacional por Amostra de…

SOS Documentos – Para você cair na folia numa boa

O Carnaval tá aí e você já deve estar revisando o roteiro para o feriado prolongado. Vai de bloquinho ou uma casa de campo? Praia ou piscina? Seja qual for a escolha, fique atento aos seus documentos pessoais para poder curtir a folia numa Boa. Confira algumas dicas que preparamos para você!    1- Leve…