Saiba como ter e usar a carteira digital em pagamentos

Resumindo: ss carteiras digitais são locais onde você guarda seus meios de pagamento num ambiente virtual e seguro.

Como funciona a carteira digital

É preciso “ter” dinheiro na carteira digital. Para tanto, é necessário fazer um depósito ou pagar um boleto. Assim que os valores forem lançados no aplicativo escolhido e baixado no celular, pode começar a usar.

Bem como é possível cadastrar cartões de crédito e usá-los quando for fazer um pagamento, sem precisar apresentá-lo a quem vai receber, mesmo não tendo saldo na carteira digital.

Um detalhe importante: funciona on e offline.

Tendo tudo isso, no momento do pagamento basta encostar o celular em um terminal da loja compatível e, pronto, pagamento feito!

Tecnologia

As tecnologias utilizadas no funcionamento da carteira digital são criptografia, NFC e QR Code.

Assim, a criptografia permite criar identidades digitais (tokens) com dados financeiros. Ao fazer pagamento, será exigido uma senha, que será apresentada no token.

No entanto, com NFC (pagamento por aproximação) é necessário ter um chip (que já vem no celular) para se conectar com as maquininhas de pagamento. Basta aproximar o telefone da maquininha para efetivar o pagamento. Antes, porém, será necessário abrir o aplicativo usando digital, íris ou senha (o que você escolheu na hora de fazer a carteira digital).

Com QR Code, o celular terá de ler um código para completar o pagamento.

Computador

Saiba que os computadores também podem ser utilizados para fazer transações com as carteiras digitais. Ao comprar numa loja virtual, pode haver a opção de fazer o pagamento usando uma tecnologia de carteira digital. Como por exemplo (e mais conhecidas) são PagSeguro, PayPal, Samsung Pay, Apple Pay ou o Google Pay. Estas carteiras também estão disponíveis para celulares.

Benefícios

Transações mais rápidas e seguras e, claro, redução de papel moeda.

Ao fazer o pagamento, o consumidor não precisa entregar dinheiro ou cartão; digitar senha (substituída por código PIN gerado na hora, reconhecimento biométrico ou facial).

Ainda, dificulta a clonagem de cartões e permite o armazenamento e o uso de vouchers para descontos, benefícios, programas de pontuação e, em algumas localidades, pode ser usada no transporte público para o pagamento da passagem.

Para incentivar o uso da carteira digital, algumas empresas estão fazendo parcerias com estabelecimentos, como lojas e restaurantes, pra oferecerem descontos em produtos ou serviços se forem pagos com esse novo meio de pagamento.

Algumas carteiras digitais disponibilizam também o cashback, o famoso dinheiro de volta.

Segurança

Além de agilidade, o uso da carteira digital traz mais segurança nas transações, pois não tem como o atendente errar o troco, ver sua senha do cartão, e nem mesmo cloná-lo. Só você tem acesso às suas informações financeiras.

Isso porque os cartões e os dados do dono da carteira digital são armazenados em ambientes criptografados e com senhas.

Mais

Comentários