Saiba como mudar de banco fazendo a portabilidade bancária

Se você não está mais contente com o seu banco, fique sabendo que pode solicitar a portabilidade bancária, um serviço que permite a você escolher em qual banco quer ter uma conta corrente, inclusive para receber seu salário.

Isso é um direito garantido pela Resolução 3402, do Banco Central e está em vigor desde janeiro de 2007.

Recentemente, o Banco Central emitiu a Resolução 4639, com novas regras para a portabilidade de conta salário. A principal mudança é que os bancos não podem mais cobrar tarifas pela transferência do salário para outra conta corrente. Ou seja, você não precisa pagar nada ao seu banco atual para fazer a portabilidade.

Para que consiga fazer a portabilidade e encontrar o banco ideal, confira algumas Dicas da Boa sobre o assunto!

Quem pode fazer a portabilidade bancária

Podem fazer a portabilidade bancária consumidores que buscam melhores condições de relacionamento com o banco, incluindo serviços de menor custo.

Ela dá o direito de receber o salário na conta corrente do banco de sua escolha, sem precisar pagar nada por isso.

Como fazer a portabilidade bancária

O primeiro passo é abrir a conta corrente no banco escolhido. Feito isso, é preciso transferir todo o dinheiro da conta atual para a nova.

Não se esqueça de cancelar as contas em débito automático que estão cadastradas na antiga conta. Isso evitará que você fique no vermelho.

Em seguida, faça a solicitação às empresas para que os débitos automáticos caiam na nova conta.

Depois de fazer tudo isso, peça o fechamento da sua conta antiga. O banco precisa entregar a você uma cópia do protocolo da solicitação. A partir desse momento, ele não vai poder mais cobrar tarifas de serviços e terá 30 dias para fechar a sua conta de maneira definitiva.

Portabilidade de salário

Se você recebe seu pagamento por conta salário pode solicitar a transferência automática dele para uma conta corrente de depósitos, mesmo que seja em outro banco, sem nenhum custo.

A transferência deve acontecer até as 12h do mesmo dia que o empregador fez o pagamento.

Como funciona a conta salário

A conta salário é aberta pelo empregador para que o funcionário receba seu pagamento. Só o empregador pode depositar na conta salário, mas dá para realizar saques e consultas de saldos e extratos sem precisar pagar taxas.

É importante saber que as empresas não têm a obrigação de abrir uma conta salário para seu funcionário. O pagamento, a pedido do empregado, pode ser depositado diretamente na conta que você passar à empresa.

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook!

Mais

Comentários