Saiba como acumular pontos e milhas

Usar o cartão de crédito para pagar as contas pode trazer vantagens com o acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos, serviços e milhas. Mas é claro que não pode deixar de pagar a fatura total no vencimento! Senão a vantagem dos pontos será engolida pelos juros.

Também dá para acumular pontos com o cartão de débito, com cartões de loja, viagens, hospedagens, aluguel de carro e, até, fazendo atividades físicas.

Então a gente vai explicar como funciona o acúmulo de pontos. Vem com a Boa!

Diferença entre pontos e milhas

Pontos e milhas são benefícios dos programas de fidelidade, mas têm diferenças.

As milhas são dos programas de companhias aéreas. Elas representam a distância entre a origem e o destino de uma viagem, e podem ser trocadas por passagens aéreas.

Já pontos são acumulados em compras no dia a dia que, e podem ser trocados por diversos produtos e serviços.

Como acumular pontos com cartões

A cada pagamento feito com cartão de crédito, a administradora concede ao consumidor uma pontuação. Geralmente, a cada dólar (aproximadamente R$ 4,00) gasto você ganha um ponto. Mas isso não é uma regra geral.

Existem cartões que oferecem meio ponto a cada dólar e outros que convertem dois pontos a cada dólar. Portanto, verifique em seu contrato com a administradora do seu cartão se você tem direito aos pontos e quantos você recebe por dólar.

Esses pontos, geralmente, têm validade de dois anos, contados a partir da data do crédito. Alguns bancos têm também programa de acúmulo de pontos sempre que o seu cliente utilizar o cartão de débito. Veja se seu banco tem esta possibilidade.

Você pode também acumular pontos pagando com débito ao abastecer seu veículo. Para isso, precisa se cadastrar no programa de fidelidade da bandeira do posto.

Os cartões de lojas também possibilitam o acúmulo de pontos. Veja nas lojas onde você compra de que forma pode se beneficiar do programa de pontuação.

Outras formas de acumular pontos

Empresas de estacionamento de veículos, locadores de veículos, lojas de produtos para pets, e até lojas de itens de times de futebol e várias outras empresas possibilitam o acúmulo de pontos.

Há uma série de aplicativos que têm seus próprios programas de pontuação, como por exemplo de prática de exercício físico. Conforme seu desempenho e se bater as metas diárias de exercícios, você conquista uma pontuação que poderá ser trocada por milhas.

Os hotéis também ajudam no acúmulo de pontos, mas é preciso fazer a reserva do quarto com um dos parceiros dos programas de milhagem.

Como transformar pontos em milhas

Também é possível, em alguns casos, transformar os pontos acumulados em milhas, sendo preciso estar cadastrado em um programa de fidelidade de uma companhia aérea. Esse cadastro é de graça.

Mas saiba que as milhas só poderão ser usadas na compra de passagens naquela empresa aérea.

Antes de escolher um programa de milhagem, confira se ele aceita os cartões nos quais você está acumulando os pontos e se há limites da quantidade de pontos para serem transformados em milhas, e nunca deixe de verificar quando elas vencem.

Se você comprar com dinheiro a passagem de avião, ainda acumulará milhas com a viagem. Você acumula também pontos no cartão, se escolher esta forma de pagamento.

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook!

Mais

Comentários