Por que ter uma poupança é importante?

Saber lidar com o seu dinheiro traz não somente benefícios financeiros ou materiais, mas também melhora a qualidade de vida da sua família e ajuda a ter um futuro mais tranquilo. E para que isso aconteça, a poupança é um passo muito importante.

Comece com o valor que puder separar do seu salário. Faça isso todos os meses, todos mesmo! Se sobrar dinheiro depois de pagar suas contas e outras necessidades da sua planilha de orçamento doméstico, guarde esse valor na poupança também. Quanto mais você juntar, melhor!

 

O que fazer com esse dinheiro?

Com planejamento e foco, é possível fazer e investir em muitas coisas, inclusive alcançar seus sonhos, como falamos na matéria anterior. Você poderá:

  • Pagar seu estudo e o dos filhos;
  • Fazer compras à vista para melhorar descontos e fugir dos juros;
  • Fazer uma viagem;
  • Comprar sua casa própria;
  • Comprar ou trocar de carro;
  • Aumentar seu pé de meia com os ganhos de sua aplicação.

Viu só como a qualidade de vida pode melhorar se você poupar? Além disso, mesmo que você ainda não tenha planos, é bom ter sempre uma poupança à parte para não ser pego de surpresa.

 

Como assim?

Imagine que tenha acontecido algum imprevisto na sua casa: vazamentos, fiação elétrica danificada, infiltração nas paredes… Lá se vai um dinheiro precioso que você não tinha planejado gastar. Ou então, parte da renda não entrará mais no orçamento mensal da família.

Para todas as dificuldades financeiras que não foram previstas, aconselhamos que você tenha reservada uma poupança de emergência. Assim, não prejudicará o seu orçamento doméstico.

Posts relacionados

Mesada Inteligente: regras claras ajudam na gestão do dinheiro

Sabemos que ensinar as crianças e adolescentes a serem mais disciplinados e a darem valor ao dinheiro não é tarefa fácil. Não existe fórmula mágica, mas algumas atitudes podem ajudar nesse processo e tornar as regras mais claras e simples para todos, descomplicando a mesada. A dica da Boa é fazer da mesada um jogo…

Educação financeira na infância = adultos conscientes

Cuidar do dinheiro não deve ser um assunto delicado ou chato entre as crianças. Elas precisam entender, desde pequenas, que o caminho para realizar alguns sonhos é usar o dinheiro da forma certa, aprendendo a poupar e investir. Mas como falar com as crianças de uma forma divertida e simples?

Mesada inteligente: crianças virando craques em lidar com o dinheiro

Educação Financeira é fundamental para formar adultos que lidam bem com dinheiro. Por isso, falar disso com as crianças pode fazer toda diferença.