Realizar um sonho é possível

Todo mundo tem algo que deseja alcançar. Sabe a casa própria, o carro, o celular, a viagem que você sempre quis? Com planejamento e dedicação, é possível conquistar um sonho de cada vez!

Nós queremos ajudar você em cada passo. Então, dê uma olhada em nossas dicas:

 

Qual é exatamente o seu sonho?

Quanto mais informação você tiver sobre cada sonho, melhor. Por exemplo:

  • Se for um produto, quais os tipos, modelos e marcas disponíveis?
  • Se for uma viagem, quanto se gasta com hospedagem e alimentação no lugar para onde você planeja ir? Qual a melhor rota?
  • Quais os valores de financiamentos e parcelas?

Depois de definir cada sonho, responda duas perguntas: “Quanto custa? Em quanto tempo quer realizar?”

 

Coloque o sonho no orçamento doméstico

Faça uma lista de prioridades. De todos os sonhos, qual você quer realizar primeiro? Qual é o mais importante? Assim que decidir, inclua na sua planilha do orçamento doméstico e calcule o quanto você precisa poupar por mês para conseguir o valor desejado, no prazo certo.

Lembre-se: seu sonho deve caber no orçamento sem comprometer os outros gastos da planilha.

 

Economia em família

Para conseguir alcançar um sonho, cada centavo vale muito. Converse com sua família e peça ajuda de todos para economizarem juntos. Vocês podem tentar reduzir o consumo de energia elétrica, telefone… Decidam juntos, certo?

 

Continue economizando

Você também pode tentar reduzir gastos diários, semanais ou mensais pesquisando os preços dos produtos e serviços que consome. Por exemplo: fazer menos refeições fora de casa, tentar diminuir as despesas com cartão de crédito, etc. Além disso, levar um lanche para o trabalho, por exemplo, ajuda a diminuir custos que iriam para a compra de doces e salgados.

 

Foco e paciência

Você já sabe o que quer, em quanto tempo vai realizar e começou a poupar. Agora, mantenha o foco e respeite o planejamento feito.

Tenha paciência, também, para ficar de olho em promoções. Mesmo que você tenha pensado no seu sonho a longo prazo, é bom acompanhar os preços desde já, pois eles variam bastante, principalmente em datas comemorativas. Assim, você terá noção dos valores e poderá adaptar suas metas, se achar vantajoso e couber no seu bolso.

Posts relacionados

Por quanto tempo guardar contas pagas?

Aquela gaveta cheia de comprovantes de pagamentos de contas pode ser esvaziada uma vez por ano! Como e quando fazer isso? A Boa Vista vai te explicar! Contas de serviços As de água, energia elétrica, gás e telefone podem ser jogadas fora a partir do momento em que a empresa encaminhar a declaração anual de…

Como economizar no supermercado

As compras do mês pesam no bolso? Você não está sozinho! A Boa Vista começa hoje o 1º artigo da série: “Como economizar no supermercado”, dicas da Boa para você ir às compras do mês sem prejudicar seu orçamento.   Defina um limite no orçamento doméstico Determine um valor máximo para as compras de supermercado…

Como vai funcionar o novo Cadastro Positivo e o que você ganha com isso.

O que é o Cadastro Positivo É um banco de dados que registra o histórico de pagamento dos consumidores, o que inclui as contas do dia a dia como água, luz e telefone. A lei existe desde 2011 e entrou em vigor em 2013, mas exigia que o consumidor fosse atrás de se cadastrar para…