Realizar um sonho é possível

Todo mundo tem algo que deseja alcançar. Sabe a casa própria, o carro, o celular, a viagem que você sempre quis? Com planejamento e dedicação, é possível conquistar um sonho de cada vez!

Nós queremos ajudar você em cada passo. Então, dê uma olhada em nossas dicas:

 

Qual é exatamente o seu sonho?

Quanto mais informação você tiver sobre cada sonho, melhor. Por exemplo:

  • Se for um produto, quais os tipos, modelos e marcas disponíveis?
  • Se for uma viagem, quanto se gasta com hospedagem e alimentação no lugar para onde você planeja ir? Qual a melhor rota?
  • Quais os valores de financiamentos e parcelas?

Depois de definir cada sonho, responda duas perguntas: “Quanto custa? Em quanto tempo quer realizar?”

 

Coloque o sonho no orçamento doméstico

Faça uma lista de prioridades. De todos os sonhos, qual você quer realizar primeiro? Qual é o mais importante? Assim que decidir, inclua na sua planilha do orçamento doméstico e calcule o quanto você precisa poupar por mês para conseguir o valor desejado, no prazo certo.

Lembre-se: seu sonho deve caber no orçamento sem comprometer os outros gastos da planilha.

 

Economia em família

Para conseguir alcançar um sonho, cada centavo vale muito. Converse com sua família e peça ajuda de todos para economizarem juntos. Vocês podem tentar reduzir o consumo de energia elétrica, telefone… Decidam juntos, certo?

 

Continue economizando

Você também pode tentar reduzir gastos diários, semanais ou mensais pesquisando os preços dos produtos e serviços que consome. Por exemplo: fazer menos refeições fora de casa, tentar diminuir as despesas com cartão de crédito, etc. Além disso, levar um lanche para o trabalho, por exemplo, ajuda a diminuir custos que iriam para a compra de doces e salgados.

 

Foco e paciência

Você já sabe o que quer, em quanto tempo vai realizar e começou a poupar. Agora, mantenha o foco e respeite o planejamento feito.

Tenha paciência, também, para ficar de olho em promoções. Mesmo que você tenha pensado no seu sonho a longo prazo, é bom acompanhar os preços desde já, pois eles variam bastante, principalmente em datas comemorativas. Assim, você terá noção dos valores e poderá adaptar suas metas, se achar vantajoso e couber no seu bolso.

Posts relacionados

Mesada Inteligente: regras claras ajudam na gestão do dinheiro

Sabemos que ensinar as crianças e adolescentes a serem mais disciplinados e a darem valor ao dinheiro não é tarefa fácil. Não existe fórmula mágica, mas algumas atitudes podem ajudar nesse processo e tornar as regras mais claras e simples para todos, descomplicando a mesada. A dica da Boa é fazer da mesada um jogo…

Educação financeira na infância = adultos conscientes

Cuidar do dinheiro não deve ser um assunto delicado ou chato entre as crianças. Elas precisam entender, desde pequenas, que o caminho para realizar alguns sonhos é usar o dinheiro da forma certa, aprendendo a poupar e investir. Mas como falar com as crianças de uma forma divertida e simples?

Mesada inteligente: crianças virando craques em lidar com o dinheiro

Educação Financeira é fundamental para formar adultos que lidam bem com dinheiro. Por isso, falar disso com as crianças pode fazer toda diferença.