O que é orçamento doméstico?

Uma das primeiras e mais importantes tarefas da educação financeira é colocar suas contas em dia. Saber lidar com o dinheiro batalhado mês a mês pode ser difícil, mas com um pouco de disciplina, você vai conseguir organizar seu orçamento doméstico.

Para começar, você precisa saber o quanto de dinheiro entra em sua casa. Anote a renda total da família, incluindo salário líquido e trabalhos extras (bicos, pensões etc.) e, depois, faça uma lista com todos os gastos do mês. Todos mesmo, da conta de luz até o cafezinho depois do almoço. Separe em 3 grupos:

  • Despesas fixas: são aquelas que precisam ser pagas todos os meses e não têm variação de valor (mensalidade da escola, cursos, parcela do carro, imóvel ou aluguel etc.).
  • Despesas variáveis: também são pagas todos os meses, mas os valores podem variar de acordo com o seu consumo (contas de luz, gás, mercado e outros que são essenciais).
  • Despesas imprevistas: cinema, jantar, roupas, consertos, multas, remédios e todos os gastos não comuns no seu dia a dia.

Depois de anotar tudo, você saberá exatamente quanto sua família ganha e quanto gasta. Com esses valores, faça uma pequena conta:

GANHOS – GASTOS = SALDO

Dica: o ideal é não ultrapassar a metade da sua renda total com as despesas fixas. Se você perceber que passou, tente reduzir até chegar nesse valor.

Assim que estiver com todas as anotações em mãos, acompanhe o próximo passo!

Posts relacionados

Por quanto tempo guardar contas pagas?

Aquela gaveta cheia de comprovantes de pagamentos de contas pode ser esvaziada uma vez por ano! Como e quando fazer isso? A Boa Vista vai te explicar! Contas de serviços As de água, energia elétrica, gás e telefone podem ser jogadas fora a partir do momento em que a empresa encaminhar a declaração anual de…

Como economizar no supermercado

As compras do mês pesam no bolso? Você não está sozinho! A Boa Vista começa hoje o 1º artigo da série: “Como economizar no supermercado”, dicas da Boa para você ir às compras do mês sem prejudicar seu orçamento.   Defina um limite no orçamento doméstico Determine um valor máximo para as compras de supermercado…

Como vai funcionar o novo Cadastro Positivo e o que você ganha com isso.

O que é o Cadastro Positivo É um banco de dados que registra o histórico de pagamento dos consumidores, o que inclui as contas do dia a dia como água, luz e telefone. A lei existe desde 2011 e entrou em vigor em 2013, mas exigia que o consumidor fosse atrás de se cadastrar para…