O que é orçamento doméstico?

Uma das primeiras e mais importantes tarefas da educação financeira é colocar suas contas em dia. Saber lidar com o dinheiro batalhado mês a mês pode ser difícil, mas com um pouco de disciplina, você vai conseguir organizar seu orçamento doméstico.

Para começar, você precisa saber o quanto de dinheiro entra em sua casa. Anote a renda total da família, incluindo salário líquido e trabalhos extras (bicos, pensões etc.) e, depois, faça uma lista com todos os gastos do mês. Todos mesmo, da conta de luz até o cafezinho depois do almoço. Separe em 3 grupos:

  • Despesas fixas: são aquelas que precisam ser pagas todos os meses e não têm variação de valor (mensalidade da escola, cursos, parcela do carro, imóvel ou aluguel etc.).
  • Despesas variáveis: também são pagas todos os meses, mas os valores podem variar de acordo com o seu consumo (contas de luz, gás, mercado e outros que são essenciais).
  • Despesas imprevistas: cinema, jantar, roupas, consertos, multas, remédios e todos os gastos não comuns no seu dia a dia.

Depois de anotar tudo, você saberá exatamente quanto sua família ganha e quanto gasta. Com esses valores, faça uma pequena conta:

GANHOS – GASTOS = SALDO

Dica: o ideal é não ultrapassar a metade da sua renda total com as despesas fixas. Se você perceber que passou, tente reduzir até chegar nesse valor.

Assim que estiver com todas as anotações em mãos, acompanhe o próximo passo!

Mais

Comentários