Uma das primeiras e mais importantes tarefas da educação financeira é colocar suas contas em dia. Saber lidar com o dinheiro batalhado mês a mês pode ser difícil, mas com um pouco de disciplina, você vai conseguir organizar seu orçamento doméstico.
Para começar, você precisa saber o quanto de dinheiro entra em sua casa. Anote a renda total da família, incluindo salário líquido e trabalhos extras (bicos, pensões etc.) e, depois, faça uma lista com todos os gastos do mês. Todos mesmo, da conta de luz até o cafezinho depois do almoço. Separe em 3 grupos:
- Despesas fixas: são aquelas que precisam ser pagas todos os meses e não têm variação de valor (mensalidade da escola, cursos, parcela do carro, imóvel ou aluguel etc.).
- Despesas variáveis: também são pagas todos os meses, mas os valores podem variar de acordo com o seu consumo (contas de luz, gás, mercado e outros que são essenciais).
- Despesas imprevistas: cinema, jantar, roupas, consertos, multas, remédios e todos os gastos não comuns no seu dia a dia.
Depois de anotar tudo, você saberá exatamente quanto sua família ganha e quanto gasta. Com esses valores, faça uma pequena conta:
GANHOS – GASTOS = SALDO
Dica: o ideal é não ultrapassar a metade da sua renda total com as despesas fixas. Se você perceber que passou, tente reduzir até chegar nesse valor.
Assim que estiver com todas as anotações em mãos, acompanhe o próximo passo!