O que é a poupança de emergência?

Anteriormente, mostramos a importância de ter uma poupança. Agora, vamos explicar um pouco mais sobre outro tipo de reserva de dinheiro: a tal da poupança de emergência.

 

Prevenir é o melhor remédio

Imprevistos podem acontecer: o encanamento da casa estourou, o carro precisará de um conserto de emergência, alguém da família perdeu o emprego ou ficou doente… é aí que podem aparecer os gastos extras com reformas, consertos ou tratamentos. Em situação assim, você pode acabar se perdendo nos gastos e seu nome ficará “sujo”.

Depender da sorte nessas horas não é uma boa opção. Por isso, siga essa conta:

SEU GASTO MENSAL x 6 = POUPANÇA DE EMERGÊNCIA

Se você conseguir juntar o valor do quanto gasta normalmente por mês (inclua tudo: contas da casa, transporte, alimentação etc.) e multiplicar por seis, terá uma boa reserva de dinheiro para se reorganizar sem entrar no vermelho. Com esses meses garantidos, você ficará mais tranquilo para focar em sua recuperação financeira.

Inclua a poupança de emergência como um item em sua planilha de orçamento doméstico e vá depositando aos poucos, ok?

 

Onde aplicar esse dinheiro de emergência?

Além da tradicional conta poupança, hoje existem muitas formas de investimento disponíveis. Nós recomendamos que você procure informações sobre essas modalidades em bancos, financeiras ou na própria internet.

 

Importante: separe os sonhos das necessidades

Se você está economizando para conseguir ter a sua reserva de emergência, não a misture com um sonho ou vontade que gostaria de realizar (como uma viagem, a compra de um carro, a conquista da casa própria). Afinal, são dois objetivos diferentes e devem ficar separados em seu orçamento doméstico.

 

Posts relacionados

6 dicas para o cartão de crédito virar seu grande amigo

O cartão é o meio mais usado pelos consumidores para financiamento. Na TV, no rádio, na internet, nas vitrines… sempre aparecem condições “irresistíveis” para quem tem cartão de crédito. Só que você precisa ter cuidado para ele não complicar sua vida.   Confira estas 6 dicas que a Boa Vista preparou para você usar o cartão a…

Dicas para economizar nas férias escolares

Período aguardado com ansiedade, mas, às vezes, motivo de surpresas no orçamento das famílias. Confira dicas da Boa Vista para se divertir com as crianças nas férias.

Cuide dos seus documentos e curta as férias numa Boa

Sabe aquela regra para organizar a bagagem? Vale para documentos também! Por exemplo, um documento de identificação (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho), cartão de crédito e algum dinheiro.