Natal no azul, dicas para economizar nos presentes

Segundo pesquisa realizada pela Boa Vista com mais de 1.300 consumidores, o Natal de 2018 será de contenção de custos, entre os respondentes. Entre os que irão comprar presentes, 72% pretendem gastar menos do que em 2017. E você? Também pretende economizar nos presentes?

Se a resposta é “sim”, confira as dicas que preparamos para você presentear neste Natal e manter a conta no azul. 

1- Orçamento doméstico

Confira o seu orçamento doméstico e veja o quanto é possível destinar para as compras de final de ano. Para isso, liste todas as contas fixas e esporádicas. Se possível, guarde parte do orçamento de dezembro, aproveite para ver se vai precisar do 13º para as contas obrigatórias de janeiro.

 

2- Planeje-se

Liste tudo o que precisa ser comprado, se possível, já coloque um valor estimado para cada item, o ideal é ter pelo menos duas opções de escolha para cada item que deseja comprar, assim você evita compras por impulso.

 

3- Política de trocas

Verifique quais as regras para realizar, se necessário, a troca de produtos. Para compras online o consumidor tem garantido por lei até 7 dias corridos para desistência ou troca de mercadoria. No caso de lojas físicas, a troca só é garantida por lei em caso de defeito, já a troca por outros motivos é uma cortesia e por isso vale perguntar se há a possibilidade e qual o prazo. 

 

4- Pesquise

Antes de sair às compras pesquise os preços, há alguns aplicativos para celulares que podem ajudar nessa tarefa. A pesquisa antecipada pode fazer você economizar bastante.

 

5- Atenção ao prazo

Para compras na internet, fique ligado no prazo para entrega. Como é período de muito movimento, o os prazos podem ser maiores e o presente pode não chegar a tempo para o Natal.

 

6- Vá às compras sozinho

Evite levar as crianças, família ou amigos para ir às compras com você. Passeios assim geram custos acima dos previstos que podem comprometer o orçamento.

 

A Boa Vista conta com uma sugestão de planilha de orçamento doméstico que pode ajudar você a organizar as contas acesse consumidorpositivo.com.br.

Para ficar por dentro de todas as nossas dicas para manter o seu orçamento sempre na Boa, curta a nossa página no Facebook.

Posts relacionados

Contas de início de ano: planeje-se para não comprometer seu orçamento em 2019

Janeiro chegou e, com ele, as despesas de início de ano: IPTU, IPVA, material escolar e rematrícula. Para começar o ano numa Boa, siga nossas dicas.

Material Escolar: dicas para comprar sem prejudicar seu orçamento

Janeiro chegou e com ele a lista de material escolar dos pequenos. Para ajudar você na hora de ir às compras, preparamos algumas dicas da Boa.

Guia de compras: Ceia de Natal 2018

Natal é época de reunir a família em volta da mesa e comemorar a data com muita alegria e, claro, muitas delícias. Ir às compras para preparar a ceia não deve ser motivo de preocupação. Por isso, criamos algumas dicas para você ir às compras numa Boa.   1. Faça a lista O primeiro passo…