Natal no azul, dicas para economizar nos presentes

Segundo pesquisa realizada pela Boa Vista com mais de 1.300 consumidores, o Natal de 2018 será de contenção de custos, entre os respondentes. Entre os que irão comprar presentes, 72% pretendem gastar menos do que em 2017. E você? Também pretende economizar nos presentes?

Se a resposta é “sim”, confira as dicas que preparamos para você presentear neste Natal e manter a conta no azul. 

1- Orçamento doméstico

Confira o seu orçamento doméstico e veja o quanto é possível destinar para as compras de final de ano. Para isso, liste todas as contas fixas e esporádicas. Se possível, guarde parte do orçamento de dezembro, aproveite para ver se vai precisar do 13º para as contas obrigatórias de janeiro.

 

2- Planeje-se

Liste tudo o que precisa ser comprado, se possível, já coloque um valor estimado para cada item, o ideal é ter pelo menos duas opções de escolha para cada item que deseja comprar, assim você evita compras por impulso.

 

3- Política de trocas

Verifique quais as regras para realizar, se necessário, a troca de produtos. Para compras online o consumidor tem garantido por lei até 7 dias corridos para desistência ou troca de mercadoria. No caso de lojas físicas, a troca só é garantida por lei em caso de defeito, já a troca por outros motivos é uma cortesia e por isso vale perguntar se há a possibilidade e qual o prazo. 

 

4- Pesquise

Antes de sair às compras pesquise os preços, há alguns aplicativos para celulares que podem ajudar nessa tarefa. A pesquisa antecipada pode fazer você economizar bastante.

 

5- Atenção ao prazo

Para compras na internet, fique ligado no prazo para entrega. Como é período de muito movimento, o os prazos podem ser maiores e o presente pode não chegar a tempo para o Natal.

 

6- Vá às compras sozinho

Evite levar as crianças, família ou amigos para ir às compras com você. Passeios assim geram custos acima dos previstos que podem comprometer o orçamento.

 

A Boa Vista conta com uma sugestão de planilha de orçamento doméstico que pode ajudar você a organizar as contas acesse consumidorpositivo.com.br.

Para ficar por dentro de todas as nossas dicas para manter o seu orçamento sempre na Boa, curta a nossa página no Facebook.

Posts relacionados

Educação financeira para crianças

Você pode ajudar suas crianças a serem adultos com habilidade para cuidar do dinheiro. Todos sabem a diferença que esse conhecimento faz na vida de uma pessoa, ne? Confira o que a Boa Vista já fez para ajudar você com essa importante tarefa: Cartilha de Educação Financeira Infantil Baixe aqui uma cartilha completa com tudo…

Mude pequenos hábitos e veja a diferença no fim das contas

Às vezes você fica com a sensação que seu dinheiro “voou” e você nem viu? Isso é porque estamos acostumados a fazer pequenos gastos que, somados, acabam pesando no orçamento do fim do mês. Confira dicas da Boa para mudar alguns desses hábitos, reduzindo essas pequenas despesas que vão “roendo” suas contas: Lista de compras…

Nome limpo para realizar sonhos

Quem tem o nome limpo, tem crédito. E crédito é algo mais valioso do que dinheiro, pois dá condições de sonhar com a casa própria, o carro novo, celular, roupa nova, aquela viagem tão desejada… Mas muitos consumidores acabam não conseguindo manter o nome limpo, seja por ter “emprestado” o nome (cartão ou o cheque),…