Milhas acumuladas: saiba como usá-las da melhor forma

O fim de ano está aí, e caso você esteja planejando aquela viagem, uma Dica da Boa gastar menos é ”desengavetar” as milhas acumuladas durante o ano (na semana passada, falamos sobre como juntar essas milhas, confira).

Elas podem ser usadas para você viajar, ou até mesmo para outras pessoas, mesmo que não sejam da sua família.

Com as milhas, é possível pagar passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros e muitas outras coisas.

Uma outra opção é trocá-las por produtos eletrônicos, eletrodomésticos, etc. Então, vamos ver como fazer isso!

Trocando por passagem aéreas

O processo é simples e o sites dos programas de fidelidade das companhias aéreas facilitam a compra de passagens com milhas acumuladas.

O primeiro passo é acessar sua conta no programa de milhagem e pesquisar as passagens. O sistema mostra quantas milhas serão necessárias para o destino escolhido.

Saiba que o valor em milhas informado é por trecho. Então, você deve multiplicar por dois o número de milhas para saber quantas precisa para uma viagem de ida e volta.

Qual a melhor época para resgatar uma passagem?

Deixar para última hora a pesquisa da passagem pode sair caro, inclusive em milhas. Por isso, planeje-se antes, assim, aumentam as chances de gastar até 30% menos milhas se o resgate for feito em até 90 dias antes da data do voo.

Tenho algum custo para resgatar passagens?

Algumas companhias aéreas oferecem a possibilidade de pagar parte da passagem em milhas e a outra parte em dinheiro ou cartão. É preciso fazer os cálculos para ver se compensa.

É possível pagar todos os bilhetes com milhas, sem precisar desembolsar nada, a não ser as chamadas taxas aeroportuárias. Elas não podem ser pagas com milhas.

Milhas expiram?

Sim. Na maioria dos programas de fidelidade os pontos valem por dois anos. Pontos cedidos como bônus em campanhas promocionais geralmente valem por menos tempo.

A dica para que as milhas durem mais tempo é transferir os pontos do cartão de crédito para o programa de milhas quando estiverem próximos ao vencimento. Aí você ganha mais dois ou três anos antes de expirar no programa de milhagem.

Minhas milhas expiraram. E agora?

Alguns programas de fidelidade deixam você reativar as milhas vencidas de até 12 meses atrás cobrando uma taxa.

Posso comprar milhas?

Caso não tenha a quantidade suficiente de milhas acumuladas para resgatar a passagem aérea, dá para comprar a quantidade que falta. Alguns programas permitem a compra até uma certa quantidade. Mas precisa ver se vale a pena o custo.

Você também pode participar dos clubes de milhagens oferecidos pelos programas de fidelidade das companhias aéreas. Pagando um valor mensal você tem direito a uma quantidade de milhas combinadas no momento em que adere ao clube.

Posso receber pontos de outras pessoas?

Alguns programas de fidelidade permitem a transferência de milhas, cobrando algumas taxas, mas nem todos. Então, verifique com o seu programa para saber se é possível e quais as condições.

Quero resgatar produtos

Se suas milhas vão expirar e não há quantidade suficiente para comprar uma passagem aérea, aproveite os pontos para resgatar produtos, como eletroeletrônicos, ingressos, material esportivo, alugar carro ou pagar hospedagem em hotel. Elas também podem ser usadas em restaurantes e para comprar roupas.

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook!

Mais

Comentários