Janeiro chegou e com ele a lista de material escolar dos pequenos. É preciso conferir o orçamento, conversar com as crianças e explicar de forma realista o impacto da compra do material no orçamento da família.
Para ajudar você na hora de ir às compras de material escolar, preparamos algumas dicas da Boa para você economizar. Confira!
- Pesquise
Antes de ir às compras, pesquise com antecedência os preços. Hoje é possível fazer a pesquisa sem sair de casa na internet em diversos sites ou aplicativos para celular.
- Reutilize
Antes de jogar todos os materiais e uniformes do ano anterior no lixo, veja o que pode ser reutilizado. No caso do uniforme e livros, é possível aproveitar o uniforme do filho(a) mais velho no mais novo, ou até mesmo, se você fizer parte de grupos de pais da escola, há sempre a procura por itens seminovos com preço que cabe no bolso.
- Compre no atacado
Lojas que vendem no atacado costumam ter preços mais baixos, veja o que é possível comprar dessa forma. São itens com prazo de validade longo ou que serão muito usados durante o ano (lápis, borrachas, canetas, etc). Uma boa opção é ir às compras no atacado com outros pais e dividir os itens entre as crianças.
- Compre com antecedência
Não deixe para comprar o material nas últimas semanas, antecipe as compras. Assim, você poderá pesquisar preços e opções com mais tranquilidade e evitar lojas lotadas nas últimas semanas de férias escolares.
- Substitua itens
Avalie os itens da lista e veja o que pode ser substituído por uma opção mais em conta. Além disso, se possível, converse na reunião de pais sobre a necessidade dos itens pedidos: alguns podem não ser essenciais ou estar em quantidades desnecessárias. Assim, a escola pode reavaliar a lista para os anos seguintes.
- Envolva as crianças
Muitas vezes, os filhos se encantam com produtos mais caros, como a mochila do personagem ou o estojo do super-herói. Busque alternativas mais em conta para alguns dos produtos desejados, mas em vez de simplesmente negar o desejo da criança, explique como funciona o orçamento familiar. Assim ela aprende a economizar, o que é um conhecimento muito importante, certo?
- Negocie condições
Pechinchar pode fazer a diferença ao final da compra, negocie condições de pagamento. Se for comprar à vista, veja a possibilidade de um percentual de desconto. Já se a opção for parcelar, fique atento se há juros e tente negociar.
- Siga a lista
Vá às compras com a lista em mãos e evite comprar itens que não estão na lista, como aquela canetinha especial ou caixa de lápis de cor com número de cores superior ao solicitado.
- Preserve os materiais
Converse com as crianças sobre a importância de cuidar do material. Lembre-os da importância de evitar desperdícios e gastos com itens escolares no meio do ano. Uma dica útil é encapar os cadernos e livros para que eles durem mais.
Com essas dicas, comprar o material escolar será mais tranquilo e o orçamento continuará numa Boa! Confira nossa cartilha de educação financeira infantil, curta a nossa página no Facebook e aproveite a vida!