Se preferir, acesse nosso site
usando seu perfil no Facebook:

Livrar-se das dívidas? Sim, você pode!

Se você tem dívidas e não está conseguindo pagar tudo, respire fundo e acalme-se que nós vamos ajudar! Com alguns passos, é possível lidar com essa situação e sair do vermelho. Confira:

 

Calcule todas as dívidas

Para saber quais são as suas dívidas e para quem deve, você pode ir até um posto de atendimento da Boa Vista e fazer uma consulta grátis do seu CPF. Basta levar seu RG (carteira de motorista também pode) e CPF. Se preferir, faça a consulta aqui mesmo, no site do Consumidor Positivo. É só se cadastrar!

 

Prioridades

O mais importante é sempre deixar separado o dinheiro da prestação da casa ou aluguel e de outras necessidades básicas, como água, luz e outros. Com o restante da renda, veja o quanto pode usar para quitar as dívidas. Corte despesas do dia a dia se precisar. Tudo por uma boa causa!

Dica Consumidor Positivo: faça o seu orçamento doméstico (saiba mais) para entender melhor seus gastos e saber como economizar.

 

Negocie as dívidas 

Tome coragem, entre em contato com as empresas e peça para falar com a área de cobrança. Negocie as dívidas, tentando pagar primeiro aquelas que cobram as taxas de juros mais altas para que você não corra o risco de se perder de novo.

Ter a iniciativa é bom nesse caso, pois você mostrará que está disposto a pagar e quer resolver a situação. Converse com calma e antes de fechar um acordo, tenha certeza de que poderá cumprir sua parte.

 

Peça o comprovante

Peça sempre um documento que comprove o pagamento da dívida ou o acordo feito com a empresa. Ele será a sua garantia caso ocorra algum imprevisto.

Depois de pagar a dívida, a própria empresa avisará ao SCPC e seu nome sairá da lista de negativados, caso tenha sido incluído.

 

Paguei tudo! Acabou?

Não, ainda não é hora de relaxar. Continue com a rotina de economia, faça um planejamento para os próximos meses e aumente as reservas para que você e sua família tenham um futuro mais tranquilo. Se você ainda não tem, é o momento ideal para abrir uma poupança.

 

Com paciência e persistência, essa situação vai passar. Até a próxima!

Mais

Comentários