Educação financeira chega às escolas do país

Na volta às aulas deste ano, os alunos do ensino infantil e fundamental vão aprender educação financeira. Todas as escolas brasileiras devem atender às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de educação infantil e ensino fundamental, para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

Não será uma nova matéria. Os conceitos deverão ser ensinados nas escolas públicas e particulares de maneira transversal, o que significa que será incluída nos conteúdos de outras matérias, principalmente em matemática, biologia, química e física, podendo ser aplicada em outras disciplinas.

Nesse contexto, o governo federal, por meio do Ministério da Educação, espera que as crianças cresçam com a ideia do que é ter vida financeira saudável, para que quando se tornem adultas, consigam administrar suas finanças com consciência.

Por que educação financeira

Com o ensino de educação financeira no ensino infantil e fundamental espera-se que os estudantes tenham consciência dos próprios gastos e, ainda, ajudem a família a lidar com as finanças domésticas.

A introdução da disciplina no currículo escolar é uma oportunidade de aprendizado de como se comportar com o dinheiro desde pequeno, o que poderá influenciar positivamente toda a família do estudante. Com esse conhecimento, no futuro, poderemos ter cidadãos menos endividados e realizando mais sonhos.

Temas como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras, rentabilidade, investimentos e impostos estarão presentes nas salas de aula.

Boa Vista

A Boa Vista acredita que a educação financeira pode mudar vidas e ajudar as pessoas a terem uma vida melhor, principalmente quando aprendida desde cedo. Por isso, disponibiliza para download gratuito em seu site uma cartilha de educação financeira para crianças, com a qual elas podem aprender a cuidar do seu dinheiro de forma divertida e educativa.

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook e acesse o site consumidorpostivo.com.br

Mais

Comentários