Dicas para você curtir muito o Dia dos Pais gastando pouco

Presentear alguém querido sem comprometer o orçamento pode parecer difícil, mas é possível. Basta se planejar e lembrar que o mais importante nesta data não é o presente, mas sim, a demonstração de carinho e reconhecimento para alguém tão importante: seu pai.

Seguindo as dicas que preparamos para você, com certeza este dia será para curtir muito e gastar pouco.

 

1. Confira seu orçamento antes de sair às compras

Já escolheu o presente? Comprar algo que não caiba no seu bolso e no orçamento pode afetar toda a família. Dê uma olhada na previsão de gastos para o mês, veja as contas a serem pagas e não se esqueça de deixar um valor de reserva para emergências. Faça essa avaliação e, se necessário, mude o presente para algo mais em conta.

 

2. Pesquise preços

Então, é hora de fazer uma pesquisa de preços do produto escolhido. Procure na internet ou dê uma volta nas lojas e shoppings da sua cidade, pesquise preços e condições de pagamento.

 

3. Avalie as condições com cuidado

Se for fazer uma compra parcelada, evite os prazos muito longos para não ter problemas lá na frente. Parcelamentos que vão se acumulando no cartão podem ficar muito pesados em algum momento. Aí já viu, né? Você entra no “rotativo” e acaba pagando juros muito altos!

Antes de fechar a forma de pagamento, veja também se a loja oferece algum desconto para pagar à vista. Pode ser uma boa se couber no seu orçamento do mês.

 

4. Compras pela internet

Está sem tempo ou prefere a praticidade da internet? Então organize-se e não deixe a compra para a última hora. Não se esqueça de considerar os prazos de entrega e lembre-se que, em períodos como este, podem ocorrer atrasos.

 

5. Reúna a família

Aproveite para reunir a família em volta da mesa, faça uma refeição em casa mesmo ou em um restaurante, caso esteja com um dinheirinho a mais. Se tiver irmãos, vale bater um papo com eles para dar um único presente bacana e ratear o valor.

 

Além de seguir essas dicas, você pode consultar seu CPF e verificar se tem alguma dívida em atraso e como está o seu score. É rápido, fácil e simples! Basta se cadastrar aqui no consumidorpositivo.com.br. Você também encontra aqui uma planilha e outras dicas que ajudam a manter sua vida financeira em dia

Posts relacionados

Mesada Inteligente: regras claras ajudam na gestão do dinheiro

Sabemos que ensinar as crianças e adolescentes a serem mais disciplinados e a darem valor ao dinheiro não é tarefa fácil. Não existe fórmula mágica, mas algumas atitudes podem ajudar nesse processo e tornar as regras mais claras e simples para todos, descomplicando a mesada. A dica da Boa é fazer da mesada um jogo…

Educação financeira na infância = adultos conscientes

Cuidar do dinheiro não deve ser um assunto delicado ou chato entre as crianças. Elas precisam entender, desde pequenas, que o caminho para realizar alguns sonhos é usar o dinheiro da forma certa, aprendendo a poupar e investir. Mas como falar com as crianças de uma forma divertida e simples?

Mesada inteligente: crianças virando craques em lidar com o dinheiro

Educação Financeira é fundamental para formar adultos que lidam bem com dinheiro. Por isso, falar disso com as crianças pode fazer toda diferença.