Dicas para economizar com o presente de Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando e, claro, os pais não querem que a data passe em branco! Mas como fazer para gastar pouco e, ainda assim, deixar os pequenos felizes?

Vamos dar algumas Dicas da Boa para você comprar o presente sem estourar o orçamento. Vem com a gente!

Desejos da criança

Procure saber o que seu filho ou a criança que vai presentear quer. Converse com ele e, caso o desejo seja impossível para o seu bolso no momento, explique as condições financeiras da família.

Pergunte para a criança se há outros presentes que ela desejaria ganhar e veja qual deles cabe no seu orçamento.

Pesquisa de preços

Sabendo o que vai comprar, faça uma pesquisa de preços em lojas físicas e online. O preço pode mudar muito de uma loja para outra, então a pesquisa pode ajudar você a economizar na hora da compra.

Na compra online é possível encontrar preços menores, mas quase sempre tem o custo do frete. Veja se compensa.

Ainda sobre compra online, compre com antecedência e verifique se a loja irá entregar o presente antes do Dia das Crianças.

Saiba quanto pode gastar no presente

Esta dica é muito importante de ser cumprida para não estourar o orçamento. Se você não determinar o valor que quer gastar, pode acabar se deixando levar por comprar algo mais caro.

Como saber qual esse limite? A Boa Vista tem uma planilha que ajuda você a anotar seus gastos e ganhos para calcular quanto vai ter para gastar. Baixe grátis aqui.

Se for pagar em dinheiro, saia de casa com o valor definido. Se preferir usar o cartão de débito ou de crédito, tenha em mente que não deve gastar além do que pode.

Não deixe para última hora

Evite comprar o presente nos últimos dias antes do Dia das Crianças. Talvez já não encontre o que deseja e é comum os preços dos brinquedos subirem pouco antes da data.

Não leve a criança na compra do presente

Mesmo que ela já tenha escolhido o presente do Dia das Crianças, prefira ir comprar sozinho. Levando a criança, a pesquisa de preços pode ficar comprometida, já que ela pode pedir algo mais caro e você vai ter que negociar, correndo o risco de ceder.

Custos adicionais

Não esqueça de que alguns brinquedos têm um custo adicional. Por exemplo, um item que só funciona com pilhas ou baterias, que também deverão ser compradas, ou um videogame, que precisará ter o jogo.

De novo, cuidado com o orçamento! Estes custos extras devem compor o valor determinado para a compra do presente.

Pagando o presente

Na hora de pagar, peça desconto, principalmente se irá pagar à vista. Se a opção for o parcelamento, tenha a certeza de que os valores mensais não irão fazer falta no seu orçamento doméstico.

Não compre brinquedos piratas

Eles são muito mais baratos que os que têm selo do Inmetro, mas podem comprometer a segurança e a saúde da criança. Muitos são produzidos até mesmo com material tóxico!

Diversão

Se você no momento não tem condições financeiras para comprar nada, explique a situação financeira da família para a criança. Se for possível, combine que a data pode ser comemorada com um passeio no parque, uma sessão de cinema, uma visita a um museu, um piquenique. Procure uma diversão barata e que saia da rotina!

Educação Financeira desde cedo

Datas como o Dia das Crianças são uma boa oportunidade para começar a passar às crianças alguns valores sobre a importância de poupar e para ensiná-las como podem contribuir para o orçamento doméstico, ajudando a realizar os sonhos da família.

A Boa Vista disponibiliza, de forma gratuita, uma cartilha de orçamento de educação financeira para crianças, com diversas atividades lúdicas que ajudam os pais a passarem estes valores aos filhos. Clique aqui e baixe agora!

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook!

Mais

Comentários