Dicas para alugar um carro nas férias ou no dia a dia

Alugar um carro é uma opção a ser considerada para viagens, idas entre aeroportos e local de destino e até mesmo para usar no dia a dia.

Se você pensa nesta opção e não sabe o que considerar na hora de alugar um carro, a Boa Vista vai explicar no que você precisa ficar atento.

Quem pode alugar

Qualquer pessoa que tenha habilitação em categoria compatível com o veículo que deseja alugar. Aqui no Brasil, precisa ter idade mínima de 21 anos. Entre 18 e 21 anos, as locadoras costumam cobram adicional.

Onde alugar

Faça uma pesquisa de preços na internet. Há vários sites que fazem comparativos de preços de diárias entre as locadoras. O sistema dos sites é integrado com as agências e mostra valores até das promoções.

Contrate seguro

As locadoras de veículos oferecem a contratação do seguro. O básico tem proteção contra colisões, incêndios e roubos. Mas é possível contratar mais coberturas, como contra acidentes envolvendo terceiros.

Quilometragem livre ou controlada

Analise o que é melhor para você. Na quilometragem livre, o pagamento é por diária e não há nenhum controle de quanto você rodou com o carro.

Na quilometragem controlada é cobrado um valor de diária e outro valor para cada quilômetro que ultrapassar o que foi contratado.

Dicas de economia

O valor da diária é reduzido quanto mais tempo você ficar com o carro alugado.

Outra vantagem é fazer a reserva do aluguel do carro com boa antecedência para garantir as ofertas e disponibilidade. A antecedência também garante valores mais baixos da diária, e caso o modelo que você reservou não esteja disponível, você poderá receber um veículo melhor sem custo adicional.

Procure ser membro do programa de fidelidade de uma locadora. Normalmente não se paga nada e poderá usufruir de taxas gratuitas e privilégios ao pegar e devolver o carro sem ter de esperar em fila.

Cuidado com os adicionais

Verifique no preço final se não estão inclusos itens que você não precisa, como GPS. Eles são cobrados à parte.

Caso precise, poderá solicitar cadeirinha para crianças, mas pagará por ela.

O carro quebrou

A locadora deve disponibilizar um telefone para emergências. Os custos do atendimento devem estar cobertos pelo seguro.

Multas de trânsito

Todas as infrações no período da locação do veículo são de responsabilidade do locatário, incluindo pagamento de multas de trânsito.

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook!

Mais

Comentários