Dia Mundial da Poupança: aprenda como fazer a sua

No dia 31 de outubro não se comemora apenas o Dia das Bruxas, mas também o Dia Mundial da Poupança!

Ele foi criado pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança, na Itália, em 1925, com o objetivo lembrar as pessoas da importância de poupar para ter segurança financeira e as consequências negativas que a falta de planejamento financeiro pode trazer para a família.

E já que estamos no Dia Mundial da Poupança, vamos dar algumas Dicas da Boa de como é possível poupar todos os dias com mudanças simples de hábitos.

Organização

O primeiro passo é anotar numa planilha ou tabela todos os seus ganhos e gastos para entender para onde o seu dinheiro vai todo mês.

Existem alguns aplicativos para ajudar nesta tarefa e a própria Boa Vista tem em seu site uma planilha bem fácil de preencher.

Como começar a poupar

  1. Defina um objetivo: comprar um celular, um carro, viajar, estudar fora, aposentadoria
  2. Você pode definir metas de curto prazo (até 12 meses), médio prazo (entre 12 meses e 10 anos) e longo prazo (mais de 10 anos)
  3. Pesquise os preços do que você quer para saber qual o valor que será necessário guardar para realizar o objetivo
  4. Defina um valor mensal para este objetivo e coloque na planilha de orçamento doméstico
  5. Com o valor definido, faça as contas de quanto tempo você precisará poupar para alcançar seu sonho
  6. Se estiver com dívidas, tente negociar primeiro as que têm juros mais altos

Ações que ajudam a poupar

  • Evite a compra por impulso. Boa parte do que você ganha, pode desperdiçar em compras desnecessárias. Este dinheiro poderia ser guardado
  • Pesquise preços e condições de pagamentos antes de comprar
  • Cuidado com o uso do cartão de crédito: mantenha o controle do que está comprando nele para garantir que a fatura não venha mais cara do que você pode pagar
  • Controle muito bem os gastos fixos da casa, como conta de água, luz, telefone, internet, etc. Evite tomar banhos longos e passe a roupa toda de uma só vez. Não deixe os aparelhos na tomada quando não for usá-los.
  • Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado e evite pegar itens fora dela. Pesquise preços e aproveite descontos oferecidos por aplicativos.
  • Sempre peça desconto, principalmente se for pagar à vista. Não tenha vergonha de pechinchar!
  • Veja quais gastos podem ser diminuídos ou cortados
  • Cozinhe em casa sempre que possível. Na maioria das vezes é muito mais barato do que comer em restaurantes
  • Atenção aos pequenos gastos – cafezinhos, lanchinhos, docinhos. No fim do mês, se somar, vai ver que o valor não é tão pequeno assim
  • Converse com a família, inclusive com as crianças, para falar sobre os planos de poupar um valor mensalmente e combinar o objetivo da poupança. Este momento é importante para que todos participem do esforço da poupança e da conquista do que se quer.

Como poupar sem perceber

  • Aproveite os pontos e milhas de bancos, cartões de crédito, companhias aéreas, lojas, supermercados, cupons de descontos e cashback
  • Escolha opções gratuitas de lazer, como parques, museus, etc. Prefira ir a lugares que não cobram entrada e troque alguns passeios pagos por reuniões em casa com amigos e familiares
  • Guarde o dinheiro extra que recebeu, como créditos da nota fiscal paulista, restituição do Imposto de Renda e até 13º salário.

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook!

Mais

Comentários