Curta o Dia das Crianças na Boa!

Uma das datas mais esperadas pelas crianças se aproxima e, com ela, a tradicional corrida pelo presente ideal e por um dia divertido sem estourar o orçamento.

Parece missão impossível, mas não é! Confira as dicas que preparamos para você e curta a data sem preocupações.

 

1. Planeje-se

Veja como está o orçamento e se o presente que gostaria de dar cabe neste momento. Não esqueça que já estamos pertinho do final do ano e com ele chegam as despesas extras como IPVA, IPTU, matrícula escolar, entre outras. Por isso, se for parcelar o presente, veja como o valor da parcela vai caber nas contas, dentro deste cenário.

 

2. Tome decisões em família

Reúna a família e faça um bate papo para juntos decidirem qual a melhor opção de presente neste momento. Se a criança pedir por algo que possa atrapalhar o orçamento, explique a situação e pensem em outras possibilidades. Pode ser uma boa oportunidade até mesmo para começar a ensinar a criança a poupar para futuramente comprar o item desejado.

 

3. Pesquise preços

Antes de sair às compras, pesquise os preços. Você pode fazer isso usando ferramentas de comparação de preços, folhetos, pesquisando nos sites das lojas e até mesmo pessoalmente.

 

4. Custos adicionais

Veja se o presente escolhido não precisa de itens adicionais. Um videogame, por exemplo, pode precisar controles extras, jogos e cartões de memória.

 

5. Defina um valor

É importante ir às compras com um valor definido para cada presente. Assim, você evita agir por impulso ou gastar mais que o esperado.

 

6. Brincadeiras ao ar livre

Que tal aproveitar a data e levar as crianças para curtir um dia de brincadeiras ao ar livre? Faça um piquenique no parque ou organize com seus vizinhos uma tarde com guloseimas e brincadeiras no condomínio ou na rua de casa. É uma ótima oportunidade de voltar a ser criança também e pode ser bem mais barato!

 

Quer mais dicas para economizar e manter o orçamento numa Boa? Curta nossa página no Facebook, clique aqui e veja mais dicas sobre Educação Financeira e uma sugestão de planilha para ajudar no orçamento familiar.

Posts relacionados

Educação financeira para crianças

Você pode ajudar suas crianças a serem adultos com habilidade para cuidar do dinheiro. Todos sabem a diferença que esse conhecimento faz na vida de uma pessoa, ne? Confira o que a Boa Vista já fez para ajudar você com essa importante tarefa: Cartilha de Educação Financeira Infantil Baixe aqui uma cartilha completa com tudo…

Mude pequenos hábitos e veja a diferença no fim das contas

Às vezes você fica com a sensação que seu dinheiro “voou” e você nem viu? Isso é porque estamos acostumados a fazer pequenos gastos que, somados, acabam pesando no orçamento do fim do mês. Confira dicas da Boa para mudar alguns desses hábitos, reduzindo essas pequenas despesas que vão “roendo” suas contas: Lista de compras…

Nome limpo para realizar sonhos

Quem tem o nome limpo, tem crédito. E crédito é algo mais valioso do que dinheiro, pois dá condições de sonhar com a casa própria, o carro novo, celular, roupa nova, aquela viagem tão desejada… Mas muitos consumidores acabam não conseguindo manter o nome limpo, seja por ter “emprestado” o nome (cartão ou o cheque),…