Curta o Dia das Crianças na Boa!

Uma das datas mais esperadas pelas crianças se aproxima e, com ela, a tradicional corrida pelo presente ideal e por um dia divertido sem estourar o orçamento.

Parece missão impossível, mas não é! Confira as dicas que preparamos para você e curta a data sem preocupações.

 

1. Planeje-se

Veja como está o orçamento e se o presente que gostaria de dar cabe neste momento. Não esqueça que já estamos pertinho do final do ano e com ele chegam as despesas extras como IPVA, IPTU, matrícula escolar, entre outras. Por isso, se for parcelar o presente, veja como o valor da parcela vai caber nas contas, dentro deste cenário.

 

2. Tome decisões em família

Reúna a família e faça um bate papo para juntos decidirem qual a melhor opção de presente neste momento. Se a criança pedir por algo que possa atrapalhar o orçamento, explique a situação e pensem em outras possibilidades. Pode ser uma boa oportunidade até mesmo para começar a ensinar a criança a poupar para futuramente comprar o item desejado.

 

3. Pesquise preços

Antes de sair às compras, pesquise os preços. Você pode fazer isso usando ferramentas de comparação de preços, folhetos, pesquisando nos sites das lojas e até mesmo pessoalmente.

 

4. Custos adicionais

Veja se o presente escolhido não precisa de itens adicionais. Um videogame, por exemplo, pode precisar controles extras, jogos e cartões de memória.

 

5. Defina um valor

É importante ir às compras com um valor definido para cada presente. Assim, você evita agir por impulso ou gastar mais que o esperado.

 

6. Brincadeiras ao ar livre

Que tal aproveitar a data e levar as crianças para curtir um dia de brincadeiras ao ar livre? Faça um piquenique no parque ou organize com seus vizinhos uma tarde com guloseimas e brincadeiras no condomínio ou na rua de casa. É uma ótima oportunidade de voltar a ser criança também e pode ser bem mais barato!

 

Quer mais dicas para economizar e manter o orçamento numa Boa? Curta nossa página no Facebook, clique aqui e veja mais dicas sobre Educação Financeira e uma sugestão de planilha para ajudar no orçamento familiar.

Posts relacionados

Mesada Inteligente: regras claras ajudam na gestão do dinheiro

Sabemos que ensinar as crianças e adolescentes a serem mais disciplinados e a darem valor ao dinheiro não é tarefa fácil. Não existe fórmula mágica, mas algumas atitudes podem ajudar nesse processo e tornar as regras mais claras e simples para todos, descomplicando a mesada. A dica da Boa é fazer da mesada um jogo…

Educação financeira na infância = adultos conscientes

Cuidar do dinheiro não deve ser um assunto delicado ou chato entre as crianças. Elas precisam entender, desde pequenas, que o caminho para realizar alguns sonhos é usar o dinheiro da forma certa, aprendendo a poupar e investir. Mas como falar com as crianças de uma forma divertida e simples?

Mesada inteligente: crianças virando craques em lidar com o dinheiro

Educação Financeira é fundamental para formar adultos que lidam bem com dinheiro. Por isso, falar disso com as crianças pode fazer toda diferença.