Comprando imóvel com segurança

Ter um imóvel é o sonho de muita gente, e o momento de realizá-lo é sempre muito especial. Mas toda a alegria da conquista pode ser comprometida se você não tomar os devidos cuidados. Isso porque há muitos golpes que envolvem a compra de imóveis.

Para que você não caia em algum golpe na hora de realizar seu sonho, a Boa Vista lista abaixo dicas de como você pode se precaver e o que é importante saber na compra da casa própria.

Escolha do corretor e imobiliária

Embora não seja obrigatório a contratação de imobiliária ou corretor na compra e venda de um imóvel, eles são importantes para você se prevenir de um eventual golpe. Eles podem verificar preço, documentação, penhora do imóvel, se é possível financiamento, etc.

Mas é preciso ter referências do corretor e da imobiliária. O caminho para isso é acessar o site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do seu Estado e verificar os dados do profissional que você escolheu ou da imobiliária. Essa é uma medida muito simples que faz toda diferença!

Documentação

Antes de fechar a compra do imóvel, vá ao cartório e peça as certidões para verificar se os documentos apresentados pelo vendedor são legítimos.

Saiba que os golpistas conseguem fazer com que os documentos falsos fiquem muito parecidos com os originais. Ao pedir a documentação ao cartório, você tira a prova.

Documentos a serem checados:

  • matrícula atualizada para confirmar se o vendedor é realmente o proprietário e se o imóvel não apresenta ônus como hipoteca, penhora, caução, etc.;
  • certidão atualizada do IPTU para verificar se há débitos perante a Prefeitura;
  • certidão negativa e atualizada de tributos municipais;
  • declaração de inexistência de débitos condominiais;
  • pesquise para saber se o imóvel é ou não declarado como sendo de utilidade pública

Visite o imóvel

Faça várias visitas ao imóvel em horários diferentes para conhecer as condições do local e o estado de conservação.

Aproveite as visitas para circular pelo bairro e conhecê-lo melhor.

Pagamento

Não faça nenhum pagamento antecipado, nem mesmo sob pressão de perda do imóvel. E não deposite os valores em contas diferentes da descrita no contrato.

Financiamento do imóvel

Procure o banco e formalize o pedido de financiamento. Você deve apresentar documentação (RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda mensal atualizado), assim como o vendedor do imóvel (Certidão de Inteiro Teor do imóvel conforme registrado em cartório).

Se o financiamento imobiliário for aprovado, o banco entrará em contato com o comprador para dar sequência ao processo.

Anúncios online

São muitos os anúncios online sobre venda de imóveis. Esteja atento para qualquer conteúdo suspeito no site em que estiver navegando.

Se ficou interessado por algum imóvel, procure a empresa responsável pelo anúncio.

É possível checar a veracidade do anúncio online pela própria internet. Copie o endereço do imóvel ofertado e cole em ferramentas de mapas. Assim, você verá corretamente a localização dele.

Contrato

Leia atentamente o contrato de compra e venda. Se tiver alguma dúvida não assine o documento. Procure um advogado para esclarecê-las. Às vezes, pagar um advogado nesta transação sai mais barato do que correr o risco de cair num golpe.

Registre o imóvel

Registre o imóvel assim que concluir a compra. Para tanto, reserve dinheiro. Registrar é importante porque um dos golpes é a venda de um imóvel para mais de um comprador. Quem tiver o registro, legalmente, é o proprietário.

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook e acesse o site consumidorpostivo.com.br

Mais

Comentários