Como juntar dinheiro cortando pequenos gastos

Juntar dinheiro precisa de disciplina e um olhar atento para onde está indo o dinheiro. Quer saber como economizar cortando pequenos gastos?

Vamos dar algumas dicas. A primeira é que é mais fácil e prazeroso cortar gastos se você destinar o dinheiro poupado para algum objetivo.

Ao ver o dinheiro crescer e você ficar mais perto de alcançar o planejado, com certeza irá repensar as suas despesas.

Cortando gastos não essenciais

Faça uma análise minuciosa (e constante) do seu orçamento doméstico e identifique para onde está indo seu dinheiro.

Entenda quais os gastos que podem ser considerados não essenciais, aqueles que depois de uma reflexão se revelam como dispensáveis, como cafezinho e o doce após o almoço ou a compra por impulso de uma peça de roupa.

Mas vá com cuidado nestes cortes de gastos. Você não precisa abrir mão de todos os seus prazeres; só reduzi-los. Você pode optar um dia pelo cafezinho, no outro pelo doce. Aí já conseguirá fazer uma boa economia.

Como diz o antigo ditado, “de grão em grão, a galinha enche o papo”.

Onde cortar gastos

Contas da sua casa: sabemos que é bem difícil cortar gastos dentro de casa. Mas se você está mesmo disposto a reduzir seus custos, comece evitando o desperdício de alimentos (vai precisar gastar menos no supermercado), reduzindo o tempo no banho (menos tempo no chuveiro significa reduzir a conta de luz e de água numa vez só); reduza ou cancele o pacote de TV a cabo, principalmente se você já assina algum serviço de filme, via streaming.

Roupas: antes de uma compra, pense se realmente precisa de uma peça nova naquele momento. Se realmente desejar, dê preferência por produtos que possam ser atemporais ou que estejam em desconto.

Cafezinhos e lanches: diminua a frequência do consumo de cafés e lanches fora de casa. Se está habituado a um lanche à tarde, procure levar de casa.

Celular: não caia na tentação de trocar de aparelho celular todo ano. Se houver realmente a necessidade de um novo, será que precisa comprar o mais caro?

Tome cuidado também com os planos de telefonia. Será que você precisa de tudo o que seu plano oferece ou tem coisa demais e está pagando por serviços que não utiliza? Pensei nisto!

Fuja da displicência

Esquecer de pagar uma conta no vencimento, obviamente você pagará mais em razão dos juros e multa por atraso. Então, cadastre em débito automático. Mas, cuidado, é preciso estar atento se há dinheiro na conta, caso contrário você entrará no cheque especial.

Mais

Comentários