Como aumentar o Score

Comece 2021 melhorando sua nota score

Ano novo, score novo! Que tal começar agir para melhorar sua nota Score neste início de ano? Ter um bom score é importante pra todos, mas principalmente pra quem tem algum projeto de financiamento e precisa de crédito pra realizar algum sonho ou pra pagar uma dívida em atraso.

Leia também:

Cuidado com as armadilhas que levam ao endividamento

Saiba como ter e usar a carteira digital em pagamentos

Saiba o que não é permitido na cobrança de dívidas

É considerada uma boa pontuação para ter crédito facilitado quem está acima de 700 pontos em uma régua de medição que compreende de um a mil.

Mas você não sabe qual é a sua pontuação nem o que fazer para melhorá-la? Então veja as nossas dicas abaixo.

Cadastre-se no Consumidor Positivo

A primeira providência é fazer um cadastro aqui no site Consumidor Positivo, da Boa Vista. Ou, então, baixar o aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo em seu celular. Ele está disponível nas lojas Android e iOS.

Em ambos os canais, você saberá qual é a sua pontuação do score. Preste bem atenção no número que o site ou o aplicativo irá te apresentar e repense suas atitudes caso esteja abaixo de 549. Com esta pontuação, considerada abaixo da média, você tem menos chances de que o mercado conceda algum crédito.

Entre 550 e 624, você estará num nível médio. Isso significa que ainda poderá enfrentar dificuldades na obtenção de crédito ou financiamento.

A partir de 625 até 699, seu score está bom. Ainda assim é possível melhorá-lo para que tenha acesso facilitado ao crédito.

O ideal é que esteja entre 700 e 799, considerado muito bom. Entretanto, estará excelente se ele estiver entre 800 e 1000.

Como aumentar o score?

Não há mágica para que sua pontuação suba. Nem adianta recorrer aos anúncios na internet ou nas redes sociais que prometem aumentar seu Score. Você gastará dinheiro à toa, pois se tratam de golpes.

única forma de melhorar sua nota score é cuidando de sua vida financeira. Isso porque esta pontuação é calculada com base no seu histórico de crédito, sua pontualidade nos pagamentos, suas dívidas ainda não pagas (mas não vencidas) e sua eventual inadimplência.

Todos estes dados serão transformados numa nota que será apresentada pela Boa Vista a quem você solicitar crédito, indicando o seu risco de inadimplência.

Com base nela e em outros fatores que variam de acordo como quem concede crédito, a empresa dirá sim ou não para o seu pedido.

Limpar o nome melhora a pontuação

Com certeza você não deseja receber um não quando for pedir crédito a alguma empresa, né?

Então, se seu score está abaixo da média, num nível médio ou bom, trate de verificar as causas que estão rebaixando sua nota.

Se verificar que seu nome está em cadastro de restrições, como o SCPC da Boa Vista, comece um planejamento financeiro para quitar a dívida. Em seguida, procure a empresa com a qual está inadimplente e tente renegociar seu débito. Só assim seu nome sairá do cadastro negativo.

Mantenha pagamentos em dia

Atrasar o pagamento da fatura do cartão de crédito ou pagar só o valor do rotativo vão levar para baixo sua nota score. Assim, assuma o compromisso de manter estes pagamentos em dia e, de preferência, faça o possível para pagar sempre o total da fatura do cartão.

Cuidado também ao utilizar o limite do cheque especial. Esta ação também irá reduzir sua nota.

Pague no vencimento a cota do consórcio, assim como os parcelamentos de crédito que você já tem.

Formas de elevar a nota score

Além de cuidar dos pagamentos, é importante que você faça crediário em seu nome. Isso irá melhorar sua nota score porque indicará que você participa ativamente do mercado de crediário. Porém, bom senso! Se você sair solicitando muito crédito a várias instituições num período curto de tempo seu score pode cair.

Outra forma de melhorar sua nota Score é ter as contas de serviços (água, energia, gás, etc) em seu nome. Assim, se você mora num imóvel alugado, trate de transferir estas contas para o seu nome. Se continuar no do proprietário ou do antigo inquilino, você colaborará para melhorar a pontuação de crédito deles e não a sua!

Seus dados também ajudam no score

Sempre que tiver alguma alteração nas suas informações, como mudança de endereço residencial, de trabalho, novo número de telefone ou mudança de faixa de renda, procure informar as mudanças às empresas com as quais você mantém relacionamento de crédito e aos bancos de dados de informações creditícias, como a Boa Vista.

Ao pedir a atualização de seus dados você mostra ao mercado que é um consumidor que não quer se esconder.

Cadastro Positivo

Estar no Cadastro Positivo melhora a sua nota score. Isso porque é neste cadastro que estão reunidas as informações sobre o seu comportamento de pagamento. Ou seja, se você se mantém no Cadastro Positivo, é sinal de que você não quer esconder sua agenda de pagamentos.

Score não é foguete

As dicas acima vão te ajudar a melhorar a sua nota score. Mas isso não ocorre do dia para a noite. Leva tempo para que as suas informações de bom pagador, entre outras, sejam computadas na sua pontuação de crédito.

Por isso, se você tem pretensões de adquirir algo financiado, comece o quanto antes a cuidar do seu score.

Mais

Comentários