Por que jovens podem ter score baixo? Vamos explicar

Normalmente, é bem comum que jovens tenham um score baixo. E por que isso ocorre? Muitas vezes, não por ser mau pagador, mas por falta de um histórico financeiro. Muitos possivelmente podem ainda estar fora do mercado de trabalho, moram com os pais, não têm contas de serviços em seu nome, e talvez não tenham conta corrente ou cartão de crédito.

Leia também:

Comece 2021 melhorando sua nota score

Como o score pode te ajudar a obter crédito

Mitos e verdades sobre o crediário

Todas estas informações são consideradas pela Boa Vista para compor a nota de crédito, o score, de uma pessoa. Se não há histórico financeiro, fica bem mais difícil avaliar o comportamento de pagamento. Daí, a nota tende a ser menor.

Mas olha, se você é jovem e seu score é baixo, saiba que é possível melhorar sua nota! Como? O site Consumidor Positivo vai te dar as dicas.

O que é score?

Primeiro é preciso entender o que é esta nota de crédito.

Trata-se de uma pontuação que vai de 0 a 1.000 que indica para as empresas a probabilidade da pessoa pagar ou não as contas em dia quando ela busca um crédito, seja para um financiamento, para um empréstimo, para um crediário. Até mesmo num pedido de cartão de crédito.

Quanto mais alta a sua nota, maiores serão as chances de você conseguir o crédito que pediu. Mas é importante ressaltar que o score é apenas umas das informações as empresas que concedem crédito usam para definir se vão ou não aprovar seu pedido.

Cuidando do Cadastro Positivo

Uma das primeiras dicas para os jovens com Score baixo é acompanhar seu Cadastro Positivo aqui no site da Boa Vista, checando se estão corretas as informações pessoais registradas, assim como sobre o seu comportamento de pagamentos. Tudo isso influencia na nota score.

Se, por exemplo, você já tem conta ou um cartão de crédito em um banco, tem feito os pagamentos em dia e esta informação não aparece no Cadastro Positivo, é preciso acionar a instituição financeira e exigir que ela repasse a informação para a Boa Vista.

Por que é preciso estar no Cadastro Positivo?

Porque por meio das informações registradas nele, dentre outras, é calculado o score. É um banco de dados onde são anotados todos os pagamentos feitos em dia e as operações de crédito em andamento de cada indivíduo.

As informações registradas no Cadastro Positivo são de pagamento das parcelas de crédito, de cartão de crédito, empréstimos e financiamentos, além de contas de serviços continuados: energia, água, telefone etc.

Não entram informações de salário, aposentadoria, saldo de conta, limites de cheque especial, limites de cartões de crédito, investimentos nem poupança.

Por onde começar a ter uma vida financeira

Pra ter um histórico financeiro é preciso ter relacionamento com instituições financeiras e empresas. E isso se dá por meio de abertura de conta corrente, ter cartão de crédito, pedir empréstimo, fazer crediário e pagar tudo em dia.

Mas pra quem ainda não tem nada disso, nem sempre é fácil conseguir entrar no mercado de crédito.

Só que isso está mudando. Várias startups financeiras estão facilitando a vida dos jovens. Algumas indicam onde obter cartões de crédito, abrir contas e pedir empréstimos.

Ter contas no próprio nome aumenta o Score

Outra ação que você pode tomar pra melhorar sua nota é ter contas em seu nome.

Transferir para o seu nome a conta do celular, se estiver no nome de um dos seus pais, por exemplo, já é um bom começo. Geralmente, jovens estão em planos familiar nos contratos de telefonia.

Ter cartão de crédito no próprio nome também é fundamental para aumentar o Score. Mesmo que o limite seja baixo. Só não pode comprar mais do consegue pagar, o que pode levar à inadimplência. Aí, o score vai cair.

Todas essas ações serão úteis pra que você comece a formar um histórico de crédito.

Portanto, é um indicativo de que já existe uma dificuldade financeira ou até mesmo um endividamento.

O que pode diminuir seu score

Atrasar qualquer conta é um dos principais motivos para baixar o Score. Esta regra vale para todo mundo, jovem ou adulto.

Mas há outros motivos que precisam ser observados. Um deles é pedir crédito em várias instituições em pouco tempo, fazendo com que todas elas consultem seu CPF. Isso leva ao entendimento de que você está buscando dinheiro.

Gostou deste conteúdo? Você pode saber muito mais sobre finanças, Score, Cadastro Positivo aqui no site Consumidor Positivo. Crie o hábito de entrar nele e ver dicas valiosíssimas para que tenha uma vida financeira mais saudável.

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados