O porque é importante não ter seu nome negativado

Ter seu nome negativado por conta de uma dívida atrasada, além de ser não agradável, pode trazer uma série de consequências pra sua vida. Hoje vamos mostrar quais são, além de dar algumas dicas de como manter seu nome sem restrições!

Leia também:

Não deixe pendências na sua vida financeira

Aplicativos e Planilhas para facilitar sua vida financeira

Orçamento apertado? Confira essas dicas para organizar as finanças

Por que meu nome está negativado?

A resposta é bem simples: certamente você deixou de pagar alguma conta. Pode ser de um empréstimo, financiamento, crediário ou mesmo contas de serviços, como água, luz, gás, telefone, etc.

Cada empresa tem seu próprio prazo para enviar aos birôs de crédito, como a Boa Vista, a lista de clientes que não pagaram seus compromissos financeiros no vencimento.

Sabendo disso, caso não tenha dinheiro disponível pra fazer um pagamento, procure imediatamente o credor e tente negociar uma nova data de vencimento e, assim, evitar o nome negativado.

Sem direito a crédito

Quem tem o nome negativado consequentemente terá menos chance de conseguir crédito no mercado. Pode ser barrado numa loja para compra a prazo, por carnê ou não obter um financiamento para um carro ou casa, por exemplo.

Ainda, não conseguir cartão de crédito ou ter dificuldades para aumentar o limite.

Outra consequência, por parte dos bancos, por ter o nome negativado, é ter a suspensão do limite de cheque especial e da entrega de talões de cheques.

Outras restrições

Se você está buscando um imóvel para alugar, pode ser que também tenha dificuldades se estiver com o nome negativado. A legislação brasileira não impede que uma pessoa com o CPF sujo assine contrato de locação. Entretanto, tanto a imobiliária quanto o proprietário do imóvel podem negar a negociação com base no princípio da autonomia privada. Isso significa que o locador pode escolher não assinar a locação se não se sentir seguro.

Score baixo

Ao ter o nome negativado, o seu Score diminui, uma vez que ele é calculado com base em diversas variáveis e uma delas é o seu comportamento de pagamentos.

Você pode acompanhar no dia a dia o seu score aqui no site Consumidor Positivo!

Estou com restrições em meu nome. O que faço?

Sabendo das consequências de ter o nome negativado, ações para reverter esta situação devem ser agilizadas para não ter maiores problemas.

A primeira providência é fazer uma avalição no seu orçamento doméstico e verificar se tem condições financeiras para saldar a dívida. Se ainda não sabe como fazer isso, aqui no Consumidor Positivo você encontra um exemplo de planilha que pode ser baixada gratuitamente. Com ela em mãos, comece a lançar as entradas de dinheiro, assim como todos os seus compromissos financeiros.

Encerrada esta fase e sabendo do valor disponível, procure o credor e tente renegociar a sua dívida. Se preferir, pode consultar empresas que atuam justamente na intermediação de renegociação de dívidas, como a Acordo Certo, parceira da Boa Vista.

Em seu site você poderá consultar gratuitamente se há dívidas em seu CPF. Se encontrar pendências pode ver se a empresa credora integra a lista de parceiros da Acordo Certo. Se sim, pode fazer todo o processo de renegociação totalmente on-line.

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados