Como se organizar pra comprar a casa própria

Dicas para te ajudar a realizar o sonho da casa própria

A compra da casa própria é o sonho de muitos brasileiros que ainda não possuem um imóvel próprio.

Mesmo em período de instabilidade econômica, muitos vão em busca da realização deste sonho. Alguns porque já estão há tempos preparando para fazer esta compra; outros por encontrarem uma boa oportunidade.

Aqui, vamos dar algumas dicas pra você que quer iniciar esse planejamento e tirar o sonho da casa própria do papel.

Leia também:

Conheça as garantias para empréstimo e financiamento

Não deixe pendências na sua vida financeira

Orçamento apertado? Confira essas dicas para organizar as finanças

Conheça sua vida financeira

Para dar o grande passo da compra da casa própria é fundamental conhecer a sua vida financeira, ou melhor ainda, da família toda.

Comece analisando as dívidas e pendências financeiras em aberto. Ajudará muito se você construir um orçamento doméstico relacionando tudo o que entra e sai de dinheiro mensalmente.

Assim, você terá uma visão global do que desembolsa mensalmente, se há alguma disponibilidade de dinheiro e qual é o valor desta “sobra”.

Se ficou alguma conta para trás, busque uma forma de pagá-la, com uma renegociação de dívida diretamente com o credor, por exemplo. Isso porque ter nome sem restrição de crédito costuma ser um dos requisitos para obter um financiamento.

No orçamento doméstico que você tá preparando, observe qual é o seu padrão de consumo e o de sua família. É o momento para pensar em readequar hábitos de compras e identificar a sua (e a de sua família) capacidade de poupança mensal.

Quanto mais conhecimento sobre as finanças você tiver, mais rápido será a realização do sonho de compra da casa própria.

Comece a economizar

Cortar, reduzir, readequar ou eliminar gastos (mesmo que seja por apenas um período) pode te aproximar da compra da casa própria.

Sempre há opções mais econômicas para o seu dia a dia, como substituir o carro pelo transporte público, levar a própria refeição para o trabalho, reduzir o tempo de banho, desligar as lâmpadas nos ambientes que não estão sendo usados. Com esta ações, vcoê aumenta as chances de no fim do mês ter uma sobra de dinheiro. Se der certo, ela poderá ser guardada para investir na compra do seu lar!

Economizar x poupar

Saiba que economizar e poupar são coisas diferentes. Economizar está relacionado a reduzir gastos. Poupar é destinar o valor economizado para atingir um objetivo predeterminado, como a compra da casa própria. Aliás, definir o objetivo do dinheiro economizado é o grande motor para a realização de qualquer sonho.

Invista seu dinheiro

É bom pesquisar uma forma de investimento para que o dinheiro que você conseguiu guardar não vá se desvalorizando até que chegue o grande dia. Procure conhecer o seu perfil de investidor – poupança, aplicações, ações.

É importante saber que quanto maior a entrada financeira para a compra da casa própria, maior será o seu poder de negociação e menos juros pagará se optar por financiamento.

Pense em eventos futuros

Além da poupança pra compra da casa própria, não se pode esquecer de incluir em seu planejamento financeiro eventos futuros.

Assim, tentar também uma reserva financeira é bem importante. Sabemos que a situação não está fácil e que pode ser complicado guardar dinheiro para a compra da casa e também para imprevistos. Mas o importante é tentar e guardar o que der, mesmo que não seja muito.

Caso ocorra, por exemplo, uma demissão inesperada, ou uma situação que há necessidade de dinheiro rápido, talvez você não precise mexer na poupança destinada à compra da casa própria.

Vai financiar a casa?

Quando você estiver pronto financeiramente para a compra da casa própria, é o momento de procurar saber como irá pagá-la.

A maioria dos brasileiros utiliza financiamentos. Portanto, conheça o que o mercado disponibiliza para escolher a melhora forma.

Financiando em bancos comuns

Cada instituição financeira é livre para oferecer as condições. Claro que devem cumprir com as regulamentações do Banco Central.

Se você usar este tipo de financiamento não deixe de fazer cotações em diferentes bancos e comparar as propostas.

Consórcio imobiliário

Consórcio de imóveis é uma outra opção para a compra da casa própria. Os consórcios vendem cotas para várias pessoas, determinando o tempo no qual cada cota deverá ser paga.

A cada mês, um integrante do grupo é sorteado e recebe uma carta de crédito, que poderá ser usada para a compra da casa própria.

Até o fim do prazo determinado, todos os cotistas serão contemplados. Mas quem quiser pode antecipar o recebimento da carta de crédito com lances, cujo valor normalmente é entre 30% e 50% do valor da carta de crédito.

Os consórcios cobram taxa administrativa dos cotistas. Este valor já está embutido na taxa mensal que deve ser paga.

Por outro lado, comparado com o financiamento imobiliário tradicional, não há cobrança de juros.

Um detalhe que precisa ser estudado com atenção é que, caso não seja sorteado logo, pode demorar muito para obter a carta de crédito. Boa parte dos consórcios imobiliários tem prazo médio de 10 anos.

Você tem FGTS?

Quem trabalha com carteira assinada tem saldo no FGTS, cujo valor pode ser utilizado para dar entrada na compra da casa própria.

Ou para amortizar as prestações ou liquidar o saldo devedor.

O FGTS também pode ser utilizado para ofertar lances em consórcios imobiliários ou complementar o valor da carta de crédito.

Direto com a construtora 

Ao comprar um imóvel na planta, muitas construtoras ofertam financiamento próprio de todo o valor do bem ou da entrada. Se for só da entrada, o saldo será levado para um financiamento imobiliário tradicional.

Veja as condições ofertadas e se elas vão caber no seu bolso.

Gostou deste conteúdo? Você pode saber muito mais sobre finanças, Score, Cadastro Positivo, orçamento doméstico aqui no site Consumidor Positivo. Crie o hábito de entrar nele e ver dicas valiosíssimas para que tenha uma vida financeira mais saudável.

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados