Aplicativos e Planilhas para facilitar sua vida financeira

Seu orçamento doméstico recebe a devida atenção que merece? Se por falta de controle você acabou gastando mais do que devia, talvez esteja na hora de se dedicar mais ao controle das finanças;

Leia também:

Cuidado com as armadilhas que levam ao endividamento

Saiba como ter e usar a carteira digital em pagamentos

Saiba como fazer uma reserva de emergência

Dez entre dez educadores financeiros alertam que registrar despesas e receitas é o ponto de partida de qualquer projeto financeiro para realizar sonhos ou não ficar endividado.

Se você não sabe por onde começar o controle de seu orçamento doméstico, veja abaixo dicas de aplicativos e planilhas que vão te ajudar na organização financeira.

Planilhas

Boa Vista

Aqui no site Consumidor Positivo, da Boa Vista, está disponível uma planilha de orçamento doméstico.  Então, você pode baixá-la gratuitamente e já começar a organizar suas finanças.

Nela, você vai encontrar espaços para registrar as entradas e saídas de dinheiro mensalmente. Assim, no fim do mês ou de um período, terá como analisar seus gastos e até pensar na possibilidade de cortar alguns.

E já que você entrou no site Consumidor Positivo, não deixe de baixar também a Cartilha de Orçamento Doméstico. Ela contém dicas que vão te ajudar a equilibrar suas finanças.

Idec

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) também disponibiliza em seu site uma planilha que irá te ajudar a ter controle sobre para onde está indo o seu dinheiro.

Assim sendo, em alguns poucos minutos por semana você preenche as receitas e despesas, depois disso, toda sua movimentação é organizada. A planilha ainda traz informações úteis para sua educação financeira e consumo responsável.

Como benefícios, ela possibilita que você saiba os gastos com seu cartão de crédito separadamente. Além disso, é possível projetar poupanças e investimentos.

Microsoft Office

A planilha de orçamento doméstico Excel é bem intuitiva. Basta você inserir sua renda e as despesas do mês em uma das classes de gastos. A própria planilha calcula o saldo final do orçamento.

Aplicativos

GuiaBolso

O aplicativo GuiaBolso pode ser baixado em celulares Androide e iOS. Por meio dele, é possível fazer o controle financeiro na palma da mão. Como resultado: você controla seus gastos e rendas no dia a dia, planeja como pretende gastar seu dinheiro e cria suas metas de forma segura e transparente.

O funcionamento do app GuiaBolso é muito fácil e não há necessidade de preencher gasto por gasto em planilhas. Portanto, você só vai precisar inserir nele os dados das suas contas bancárias. Depois que fizer os lançamentos, o próprio app organiza todas as informações, como o valor do salário, as despesas realizadas, os extratos de cada cartão, etc. Uma vez cadastradas as contas, o app também atualiza cada transação automaticamente.

Finance

O app Finance, por sua vez, permite que você faça a gestão de contas bancárias, bem como os gastos com cartões de crédito. Ele pode ser baixado em Android e iOS.

Além disso, ele possui uma interface simples e oferece a opção para criar anotações detalhadas sobre gastos com alimentação, habitação, diversão e saúde. Ainda, faz a inserção do valor de salário e todos os pequenos gastos do dia a dia.

Todos os lançamentos podem ser classificados por centro de custo para facilitar a análise de resultados. Por exemplo, gastos com alimentação (reunindo supermercado, feira, refeições fora de casa, etc). Ou, então, criar um item específico para viagem, separando assim toda as despesas enquanto você estiver fora de casa.

Após lançar os valores, o Finance calcula o saldo para que você saiba quanto ainda tem em caixa para gastar ou manter guardado.

Finalmente, este app permite que você fotografe e anexe documentos, como recibos, cupons fiscais, comprovantes de pagamentos, etc.

Gastos Diários

Entretanto, para quem gosta de olhar gráficos, o app Gastos Diários pode ser o indicado. Ele mostra os resultados do orçamento doméstico em relatórios e gráficos. Isso, claro, após você baixá-lo (só Android) e lançar suas informações financeiras.

O app Gastos Diários organiza as rendas e despesas por datas de movimentação.

Moni

Se você é daqueles que quer apenas registrar receitas e despesas, talvez goste do app Moni (Android e iOS).

Em síntese, ele é indicado para quem está iniciando o processo de controlar o orçamento doméstico.

Minhas Economias

Este aplicativo é destinado para você que tem objetivos já bem definidos. Ele tem uma aba chamada “gerenciador de sonhos”.  Com ela, você pode lançar uma meta (compra de um imóvel, de um carro, uma viagem), assim como o valor dela. Feito isso, o app calcula quanto será preciso poupar por mês para que você atinja seu objetivo num determinado tempo.

E, claro, no app Minhas Economias (Android e iOS) você pode fazer todo o controle de seu dinheiro.

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados