Cartão de crédito é um tipo de empréstimo, por isso, saiba usar

Quando se fala em empréstimo, você provavelmente pense primeiro em empréstimo pessoal, consignado ou outros tipos. Mas saiba que o cartão de crédito também não deixa de ser um tipo de empréstimo, assim como o cheque especial.

Leia também:

Passo a passo para consultar suas informações no Cadastro Positivo

Como fazer um planejamento financeiro familiar?

Plataformas para evitar problemas no consumo

São considerados como crédito pré-aprovado. Ou seja, você pode acioná-los a qualquer momento dentro dos limites estabelecidos.

Mas toda essa facilidade no acesso pode ter um preço alto em caso de mau uso. Sobretudo porque tanto o cartão de crédito quanto o cheque especial têm os maiores juros do mercado.

Vamos conhecer um pouco sobre estes dois tipos de empréstimo para que você possa usar sem comprometer suas finanças.

Cartão de crédito

O limite que você tem no cartão de crédito é considerado um empréstimo caso você use. Mas você só irá pagar juros se não quitar a pagar no vencimento ou usar o crédito rotativo.

Ao usar o cartão para fazer pagamento de compras, você geralmente tem até 40 dias para o pagamento. Entretanto, este período depende da data da compra. Quanto mais perto do vencimento da fatura você usar o cartão, menor é o prazo que terá.

Ou seja, você consegue comprar o que precisa sem necessariamente ter aquele dinheiro no momento da compra. Se tiver dinheiro e mesmo assim quiser usar o cartão de crédito, pode reservar o valor para pagar a fatura depois. Outro benefício é poder pagar as compras em parcelas.

Como evitar pagar juros

Ao usar com controle seu cartão de crédito, você evita pagar juros muito altos. Afinal, este tipo de empréstimo tem uma das maiores taxas de juros do mercado.

Saiba que os juros são aplicados em duas situações no cartão de crédito: se você optar pelo rotativo ou se não pagar a fatura no vencimento. No rotativo, é como se você contratasse um outro empréstimo, para pagar o primeiro.

Se não pagar a fatura até a data do vencimento, corre o risco de ficar sem crédito. E ainda poderá ter o CPF negativado, o que não será bom para o seu histórico de crédito no Cadastro Positivo e, consequentemente, é provável que tenha redução de sua nota Score.

Cheque especial

O cheque especial também é um tipo de empréstimo com crédito pré-aprovado.

Um determinado limite fica disponível na sua conta bancária. Ele será ativado sempre que sua conta corrente não tiver saldo suficiente para cobrir os débitos.

Você pode inclusive sacar em dinheiro o limite disponível.

Os bancos disponibilizam limite de cheque especial após uma avaliação do seu histórico financeiro. E consultam seu Score e possíveis inadimplências.

Com toda a certeza, usar o cheque especial é caro, por isso é indicado usá-lo apenas em situações de emergência. Você irá pagar juros altíssimos por usufruir do valor colocado à sua disposição pelo banco.

Importante: nunca some o limite do seu cheque especial ao seu saldo bancário. Isso é um dos principais motivos que levam ao endividamento.

O que é taxa de juros

Como vimos acima, tanto o cartão de crédito como o cheque especial são tipos de empréstimos. Em outras palavras, são créditos pré-aprovados que você pode usufruir sem precisar pedir liberação aos bancos ou financeiras.

Só que ambos cobram juros pelo uso. Isso porque você remunera a instituição financeira pelo empréstimo do dinheiro.

Como já falamos, no cartão, você só será cobrado de juros caso não pague no vencimento a fatura ou use o rotativo. No cheque especial, se usar R$ 1,00 de seu limite, será cobrado de juros.

Saiba que os bancos e as instituições financeiras são livres para estipular as taxas de juros. Entretanto, cada operação de empréstimo tem uma taxa máxima definida pelo Banco Central.

Avaliação do perfil de crédito

O limite do cartão de crédito e do cheque especial que o banco te dá é calculado com base em análise do seu perfil financeiro. Incluindo e da sua pontuação de crédito ou Score.

Então, cuide muito bem do seu Score. Só assim você aumenta suas chances de conseguir uma resposta positiva ao solicitar um cartão de crédito ou pedir o aumento do limite.

Faça o máximo para cumprir com os seus compromissos financeiros até o vencimento.

Consulte grátis seu CPF e SCORE
Comece agora uma nova vida financeira

Posts relacionados