comolimparseunome

Como limpar seu Nome

Seu nome é o seu maior patrimônio. Às vezes, por algum motivo, perdemos o controle do orçamento. Se você tem alguma dívida e não consegue quitá-la na data certa ou regularizá-la, o seu nome pode ir para o SCPC (Cadastro Negativo).

 

Nesse caso você pode eventualmente ter dificuldades para comprar a prazo, pagar com cheque, alugar ou financiar compras em geral, em razão dos registros negativos que indicarão as dívidas que constam em seu nome.

 

Você consegue realizar sua autoconsulta de CPF gratuitamente pelo site do Consumidor Positivo! Basta seguir as instruções abaixo de como se cadastrar:

  • Acesse www.consumidorpositivo.com.br e clique no botão “Cadastre-se”
  • Preencha as informações solicitadas nos campos de informações com os seus dados
  • Informe um endereço de e-mail que você leia frequentemente, pois será utilizado por você no acesso ao site.
  • Informe um número de telefone celular registrado em seu CPF. Você receberá um SMS com o código de validação.

 

Pronto! Agora você poderá realizar a consulta de seu CPF gratuitamente a qualquer momento pela internet.

 

SITUAÇÕES DE DÉBITO: O QUE FAZER?

Para não ficar com o nome sujo, acerte sua situação o mais rapidamente possível. A primeira coisa a fazer é descobrir para quem devemos, qual o valor da dívida e das taxas de juros.

O segundo passo é fazer as contas e saber quanto você pode guardar todo o mês para pagar a dívida. Faça as contas e, se for necessário, corte pequenas despesas do seu dia a dia.

Em seguida, tome as providências necessárias de acordo com cada caso:

 

DÉBITO COM EMPRESA

  1. a) Entre em contato com a empresa para a qual você está devendo e fale com a área de cobrança.
  2. b) Negocie ou pague sua dívida e exija um documento que comprove o pagamento ou acordo.
  3. c) A própria empresa se encarregará de comunicar a liquidação da dívida a Boa Vista SCPC.
  4. d) Atenção: exija sempre um documento que comprove essa regularização. Se preferir, vá a um dos balcões de atendimento da Boa Vista SCPC e apresente aos atendentes a cópia autenticada ou cópias simples, junto à original do documento que comprova o pagamento ou acordo.

 

Aqui dá para incluir um tópico sobre o negociador online – explicar o que é o produto e como ele pode ajudar o consumidor a renegociar suas dívidas e direcionar para a página do Acertando suas Contas.

 

 

TÍTULO PROTESTADO EM CARTÓRIO

  1. a) Se não tiver a informação de quem protestou, solicite a certidão de protesto junto ao cartório, a fim de localizar o credor.
  2. b) Junto à empresa, liquide a dívida. Depois, para o cancelamento, dirija-se ao Cartório de protestos com os seguintes documentos:
  • Títulos ou documento de dívida original, com o carimbo do protesto ou, na falta do título ou
  • documento de dívida, apresentar declaração de anuência com todos os dados do título (número, emissão, vencimento e valor), com firma reconhecida e qualificação completa de quem assina.
  • Se for pessoa jurídica, papel timbrado e número do CNPJ.
  1. c) Uma vez cancelado o protesto junto ao cartório este comunicará o cancelamento a Boa Vista SCPC.
  2. d) Se preferir, vá até um dos balcões de atendimento da Boa Vista SCPC e apresente a certidão original, acompanhada de cópia simples, ou então uma cópia autenticada na mesma data e no mesmo cartório em que foi emitida a certidão original.

 

CHEQUES SEM FUNDOS

Quando seu nome constar no cadastro de emitentes de cheques sem fundos – CCF

  1. a) Recupere o cheque e vá à agência bancária em que você tem conta corrente e regularize a situação, comprovando, junto à agência que originou a inclusão, o pagamento do cheque que deu origem à ocorrência. Se não souber para quem emitiu o cheque, solicite a microfilmagem na sua agência.
  2. b) Após essa regularização, peça ao gerente que retire seu nome do referido cadastro. Ao pedir a exclusão, lembre-se de solicitar ao banco o recibo da carta de solicitação, o que comprova que o cheque foi liquidado.
  3. c) Se não localizar o cheque, leve à agência bancária na qual possui conta a carta do credor com firma reconhecida e a certidão dos cartórios de protestos de sua localidade.

 

 

Comentários

Comentários

Posts relacionados

Prepare-se: o pagamento das contas inativas do FGTS começa hoje

Trabalhadores que possuem contas inativas do FGTS já podem sacar o valor contido nelas a partir de hoje na Caixa Econômica Federal. No total, são 49,6 milhões de contas que, juntas, têm um saldo de mais de R$ 43 bilhões. Só neste mês, a previsão é que sejam sacados R$ 6 bilhões. Para ajudar no…

Boa Vista SCPC prepara novos mutirões para o consumidor renegociar dívidas e limpar o nome

O consumidor terá nova oportunidade para renegociar suas dívidas e limpar o nome antes do fim do ano. A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), pioneira no país neste tipo de iniciativa, promoverá entre novembro e dezembro mais uma edição nacional da campanha Acertando suas Contas 2016, maior ação de sustentabilidade de…

Descontrole financeiro representa 1 em cada 4 casos de inadimplência, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC

O descontrole financeiro ganha destaque entre os principais motivos que causam inadimplência, de acordo com a pesquisa Perfil do Inadimplente do 3º trimestre de 2016, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). De acordo com os resultados, uma em cada quatro pessoas (25%) apontam o “descontrole financeiro” como responsável pela inadimplência,…